Winderson Malinski (foto) participa a mais de dois anos do projeto social ‘Brincar de Correr’, de Torres, e vem apresentando resultados expressivos em suas provas
Por Maiara Raupp
______________
O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20 de Atletismo, que será disputado neste sábado e domingo (11 e 12), em Porto Alegre (RS), reunirá cerca de 330 atletas, representando 21 federaçíµes estaduais. Dentre esses atletas estará Winderson Malinski, um menino de 17 anos que participa do projeto social ‘Brincar de Correr’ de Torres. Moreno, como é carinhosamente conhecido, será o primeiro torrense a representar o Rio Grande do Sul na competição.
Para participar do campeonato é preciso estar entre os dez melhores do país em sua modalidade, o que é o caso de Winderson. O jovem, morador do bairro São Jorge, ocupa a oitava colocação no ranking nacional da prova dos 10 mil metros. Um feito extraordinário para um garoto que treina no meio da rua, sem estrutura e ajuda financeira. Criado apenas pela mãe, Winderson é um menino tímido, mas que tem muita força de vontade e uma passada muito rápida.
Winderson, que concilia estudos e treinamento, tem liderado as competiçíµes estaduais em sua categoria, e municipais inclusive em categorias acima de sua faixa etária. Hoje a volta mais rápida da Lagoa do Violão é dele, estabelecendo um novo recorde.
O jovem contou que quer correr o resto da vida e ganhar muitas medalhas. As dificuldades são muitas. Tem o cansaço, as dores, o desgaste, a falta de incentivo, de auxílio e local adequado. Mas o que me faz sair de casa pra treinar é porque quero representar bem Torres. Quero ser campeão gaúcho. Ser medalhista olímpico. Quero ser lembrado. Quero fazer história, disse ele.
Sobre o campeonato
O evento será realizado na nova pista do Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, e receberá os melhores atletas do país até 19 anos. A competição definirá os integrantes da Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial Sub-20, de 19 a 24 de julho, em Bydgoszcz, na Polí´nia.
O Campeonato Brasileiro faz parte do Programa Caixa de Competiçíµes, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, patrocinada pela Caixa Econí´mica Federal. O evento tem realização da CBAt e da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs), com apoio da Sogipa e patrocínio da CAIXA.
O idealizador do projeto Brincar de Correr, professor Cláudio Freitas, também participará da competição, porém na comissão técnica. Cláudio foi um dos dois gaúchos convidado para compor a delegação nacional de treinadores.


