Idelfonso Brocca é autor da lei da Transparência
Após ter lançado seu site oficialmente há algumas semanas atrás, a Câmara de Vereadores de Torres agora aumenta os serviços oferecidos por sua página na internet.
Na última sessão da Câmara Municipal realizada na terça-feira (3), o presidente da casa, vereador Gibraltar Vidal, o Gimi (PMDB) anunciou que as informaçíµes foram estendidas para as despesas mensais da casa legislativa. No site o contribuinte pode acessar, além das despesas, ainda colocadas de forma sintética, o Plano Plurianual em vigor na cidade, onde as despesas da casa estão incluídas no orçamento pré-aprovado pela mesma casa, colocadas entre as outras todas despesas da cidade referentes estas últimas ao poder executivo.
Diárias e outras despesas analíticas
O vereador Idelfonso Brocca (PP) elaborou um projeto de lei que tramita nas comissíµes da Câmara sugerindo que a transparência da casa legislativa torrense seja transformada em lei. Na matéria, que ainda deve ir í discussão e votação, o vereador sugere que inclusive as diárias pagas aos edis durante seus mandatos sejam incluídas nas informaçíµes disponibilizadas no site. Com isto, qualquer contribuinte poderá compara o nível de despesa entre os vereadores, assim como saber onde elas foram gastas. Outras despesas deverão ser abertas se a transparência for implantada de forma ampla, como é, por exemplo, na Assembleia Legislativa do RS através do site disponibilizado para o contribuinte pelo governo Yeda. Despesas com pessoal, salários, benefícios, propaganda e despesas correntes poderão ser analisadas mais de perto, dando í população possibilidade de entender mais como funciona os mandatos dos vereadores e qual a parcela financeira que a população dá poderes para que a mesma usufrua.O site da Câmara pode ser acessado pelo endereço eletrí´nico www.camaratorres.rs.gov.br