Canil municipal: cabo de guerra atéquando?

7 de março de 2016



Nas últimas semanas a polêmica em torno da precariedade do Canil Municipal tomou conta das redes sociais e das discussíµes pela cidade. Enquanto ambos os lados ficam se defendendo ou julgando, centenas de animais sofrem no meio desse cabo de guerra. Fico me perguntando: ao invés de dividir forças o porquê não somar?

 

Por Maiara Raupp
________________


De acordo com imagens e depoimentos das voluntárias da Associação Torrense de Proteção aos Animais (ATPA), o Canil Municipal está enfrentando diversos problemas de gestão. A médica Maria do Carmo, uma das voluntárias mais participativa da ATPA, disse que é lamentável ver animais confinados na areia infestada de pulgas. Também informou para A FOLHA que já resgatou cães no canil porque considerava que os animais estavam em situação de urgência, doentes e precisando de ajuda. Três cães recentemente morreram por ‘negligência’ dos gestores do canil, garantiu ela, acrescentando ainda que foi aberto um processo contra a ATPA porque estavam ‘roubando’ do canil. "Estávamos tentando salvar os cães, se roubamos alguma coisa foram cães que precisavam de ajuda", completou ela.
A voluntária disse também que, na semana em que avolumou-se a polêmica em relação a má gestão do canil, a Secretaria do Meio Ambiente fez uma ‘força-tarefa’ com mais de 20 funcionários para dar uma geral no canil, o que não acontece frequentemente.  "Após as denúncias públicas feitas pela ATPA, a única ação feita pela Prefeitura foi providenciar a capina do entorno, juntar entulhos e pulverizar esporadicamente as baias. A situação precária das baias é a mesma, não foi feita pavimentação, a infestação de pulgas continua, animais sem tratamento médico porque não tem uma sala de atendimento, baias empoçam em dias de chuva ficando os animais com parte do corpo na água, falta funcionários,   tem esgoto a céu aberto, os funcionários nem equipamento de segurança para o trabalho possuem ou não usam, enfim, o canil continua na mesma. Seria muito bom que a Prefeitura viesse a público explicar o que pretende fazer e quando pretende, pois durante três anos o que tem feito é tentar se desobrigar de compromisso por ela firmado junto ao Ministério Público, com 37 obrigaçíµes!, afirmou Maria.
A médica pensa, ainda, que os animais continuam na mesma situação apesar das reclamaçíµes… ou até pior, porque agora estão recebendo uma carga de veneno, através da pulverização das baias, já que sequer são retirados do local. Nas baias de areia, construí­das pela Prefeitura com o intuito de recolher mais animais das ruas, motivo pelo qual o canil foi interditado, pulverizar não adianta, os ovos das pulgas já estão enterrados e eclodem a cada dia. Um dia após a pulverização, vistoriamos as baias de areia, e os animais estavam novamente com pulgas. Tem que pavimentar, e isso é para ontem. Animais com bernes, problemas de pele sem diagnóstico, fugas com brigas até a morte, esgoto a céu aberto, esta é a realidade. Percebemos que a Prefeitura está perdida, não sabe como agir, assegurou Maria.
Quanto í  página do Facebook da ATPA, Maria disse que não sabe quem tirou a mesma do ar, mas acredita que a prefeitura pode ter feito outra ‘força tarefa’ para denunciar a página ao Facebook como maliciosa e, consequentemente, tirar a mesma do ar. Disse ainda que Roger registrou um Boletim de Ocorrência contra a presidente da ATPA, Maria da Graça Scherer Nogueira, acusando a ATPA de manipular imagens, divulgar informaçíµes inverí­dicas e acusá-lo de maltratar animais.
Maria da Graça compareceu espontaneamente e entregou em mãos o Auto de Constatação da PATRAM, em que os soldados constataram a prática de crime ambiental contra fauna doméstica, no caso da cadela Susi, infestada de pulgas. Por este Boletim de Ocorrência percebemos que o secretário não está inteirado do que se considera maus tratos atualmente. A ATPA não buscará a responsabilidade por acusaçíµes falsas feita contra a entidade, não temos tempo para isso, mas buscaremos a responsabilidade de todos pelos crimes praticados contra os animais do canil. A entidade atua pelos animais, e eles possuem direitos constitucionais, como o de não sofrer maus tratos e nem atos de abuso. Será que confinar animais em baias infestadas de pulgas a ponto de uma cadela necessitar de transfusão de sangue para não morrer, não é maus tratos? Ou quem sabe deixar portíµes precários a ponto de cães se soltarem e atacarem outros, brigando até a morte? Fica fácil avaliar os maus tratos, basta colocar no lugar do animal um ser humano, pois a própria ciência, no século passado, concluiu que cães são animais sencientes, ou seja, sentem emoçíµes e desenvolvem sentimentos, sentem dor fí­sica. Quem atua com animais, seja secretário, veterinário, gestor, funcionário deve se atualizar e saber que estão lidando com sujeito de direitos, quer eles gostem ou não. A lei foi feita pelo legislador constituinte para ser respeitada, concluiu Maria.
 
 
Julgar é fácil… mas e fazer?  
 
Que a questão é delicada todo mundo sabe. Que o canil está precário também. Mas o que fazer para reverter isso?
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Roger Maciel, forças tarefas são feitas diariamente em todos os sentidos, sejam braçais ou de ajustes de recursos. Que o canil está precário eu sei. Estamos priorizando as demandas de acordo com os recursos. O canil tem um custo anual de 300 mil reais, sendo que temos só 50 mil reais. Então tem que fazer ajustes daqui e dali para poder dar conta de tudo. Já tiramos até dinheiro do bolso, fizemos vaquinha, para poder comprar remédio para os animais. Assumimos em 2012 o canil em extrema precariedade, e em 30 dias tí­nhamos que cumprir uma TAC do Ministério Público com 36 itens. Não tí­nhamos recursos para tudo. Tivemos que priorizar. A verdade é que é preciso fazer um canil novo. Mas com dinheiro da onde?, disse Roger, contando ainda que uma das grandes exigências era a contratação de funcionários, como veterinários e vigilantes, além de uma ração com a quantidade mí­nima de nutrientes. Antes eram somente dois funcionários, agora são oito. A ração adequada custa 85 mil reais, sendo que temos 50 mil reais de orçamento para tudo, especificou ele.
Roger disse ainda que não é porque está havendo pressão popular que o canil está tomando providências. Já estava no planejamento desde o TAC que esse ano irí­amos na medida do possí­vel adequar a estrutura fí­sica. 70% do TAC foi cumprido, o resto que falta é estrutura fí­sica, a mais complicada e que requer mais recursos, disse ele. Com relação ao alagamento das baias, Roger contou que isso já existia inclusive na gestão da ATPA. í‰ um pedaço que a água não escoa. Tem uma parte enorme para os cães ficarem. Claro que precisa ser consertado, mas ainda não tivemos recursos para isso. Mas uma coisa eu posso garantir, os cães se alimentam muito bem e recebem o tratamento veterinário adequado, afirmou ele, acrescentando ainda que o canil não tem toda a estrutura de uma clí­nica particular. Que bom seria se tivesse. Mas fazemos o possí­vel. Damos um jeito, completou.
Para a coordenadora do Canil, Lí­via Oliveira Justo, o que estão fazendo é uma manipulação da informação. Hoje o canil tem 200 cachorros. Os 20 que estão doentes, em tratamento com berne, sarna demodécica, dentre outros, foi os que foi tirado foto e feito essa manifestação. Mas e os demais? O porque não mostram a visão geral de tudo?, indagou Lí­via.
Com relação ao processo aberto contra a ATPA sobre possí­vel ˜roubo™, Lí­via explicou que ninguém pode tirar um cachorro do canil sem autorização. Ninguém nos pediu, simplesmente foram lá e tiraram, sendo que o cachorro já estava em tratamento, falou ela. Sobre o BO realizado pelo secretário contra a presidente da ATPA, Roger disse que fez especificamente por calúnia, já que foi dito que ele maltratava animais. Eu tenho famí­lia, tenho animais, sou biólogo por formação. Isso é calúnia da minha pessoa, garantiu ele.
Já com relação í  falta de funcionários, Roger explicou tem gente trabalhando no canil os sete dias da semana, porque os animais não podem ficar sem tratamento. Sobre as férias da veterinária, o secretário afirmou que nunca deixam de fazer o atendimento aos animais. O tratamento segue e se caso precisam a veterinária se descola ou a gente tira dinheiro do bolso para levar o animal em um veterinário particular, ressaltou.  Para finalizar o secretário convidou a população a visitar o canil. O horário de visitação é das 14h í s 17h. Venham ver com seus próprios olhos, concluiu ele.

 

 

 

A PEDIDO – ATPA  

A Associação Torrense de Proteção aos Animais (ATPA) e o Movimento Gaúcho de Defesa Animal (MGDA) vêm a público REQUERER í  PREFEITURA MUNICIPAL DE TORRES que divulgue as medidas adotadas para sanar a precariedade da estrutura do canil, a infestação de pulgas, a falta de sala de atendimento para os animais, haja vista que na semana do dia 22/02 três animais vieram a óbito no canil municipal, sendo dois por briga até a morte.  REQUEREMOS, também,  a prestação de contas das verbas públicas destinadas ao canil durante os três anos de gestão e as despesas efetivadas, uma vez que o canil municipal e o controle populacional de cães e gatos integram a polí­tica nacional de saúde pública.  A  ATPA informa que a sua Presidente, a Sra. Maria da Graça Scherer Nogueira, teve que comparecer í  Delegacia de Torres para responder acusaçíµes de manipulação de imagens e divulgação de inverdades relativas a situação do canil municipal de Torres, feitas pelo Sr. Secretário do Meio Ambiente, Roger Maciel. A ATPA teve a sua página do facebook denunciada por "expor figuras públicas em suas postagens". Quando em visita ao canil, voluntária foi "convidada" a se retirar, caso contrário a polí­cia seria acionada. Atitudes como estas não nos intimidam, ao contrário indicam que estamos no caminho certo, porque Prefeitura de Torres a VOZ DOS ANIMAIS í‰ A VOZ DE SEUS PROTETORES! 21 anos de trabalho pela causa animal em Torres, sabemos do que estamos falando! Temos um novo blog com imagens do canil municipal de Torres: SOS Animais de Torres/RS, acesse e participe!    

 

 

 

 

 

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados