CAPS de Torres estará em suas novas instalações dentro do complexo Centro Vida
Em breve a população torrense poderá fazer uso das novas instalaçíµes do Centro de Atendimento Psicossocial de Torres (CAPS Renascer). A obra será inaugurada em dezembro e objetiva um atendimento acolhedor e humanizado aos usuários do serviço. O prédio está localizado na área do Grêmio Esportivo Torrense, na av. do Riacho, e desapropriado pela administração em 2005. Para a construção da sede do CAPS, que tem aproximadamente 654 metros quadrados, a Prefeitura de Torres disponibilizou recursos próprios na ordem de R$ 374.617,84.
Devido í proximidade de inauguração não haverá atendimento na antiga sede do CAPS entre os dias 26 de novembro e 1 º de dezembro no período da manhã , e entre os dias 27 e 30 de novembro í tarde.
Com as novas instalaçíµes do CAPS, todos os serviços de saúde mental serão centralizados nesta nova estrutura. Assim, os atendimentos em saúde mental (CAPS e Ambulatório) serão fundidos. O novo CAPS integra as açíµes do Centro Vida, um espaço dedicado í promoção da saúde, açíµes sociais, comunitárias e atividades esportivas construído na avenida do Riacho, no antigo espaço do estádio do Grêmio Esportivo Torrense. Na nova sede serão realizados atendimentos aos portadores de sofrimento psíquico através de consultas com psiquiatras e psicólogos, grupos, oficinas de arte, educação física, entre outros. O novo espaço permite ainda a ampliação dos serviços oferecidos pelo programa, antes impedido por ser executado em uma casa alugada.
Anexo ao prédio do CAPS, a Prefeitura destinou um espaço para a Associação dos Deficientes de Torres (ADET), que será utilizado como sede da entidade e espaço para a capacitação dos portadores de deficiência. Além disso, existe a promessa do Governo Estado de liberação de recursos para construção de um 2 º pavimento, que será destinado ao tratamento de usuários de álcool e drogas (CAPS ad).
O Complexo Centro Vida prevê ainda a construção de uma Unidade de Saúde da Família para atender moradores dos bairros Igra e Stan, ginásio poliesportivo coberto, praça, lancheria e estacionamento. A obra do complexo compreende também a manutenção e melhorias no antigo estádio do Torrense, onde continuarão a ser desenvolvidas atividades esportivas, como jogos das escolinhas de futebol e do campeonato municipal, entre outros eventos.