Coleta seletiva acontece duas vezes por semana em Torres

11 de fevereiro de 2010

 

Cuidar do meio ambiente deixou de ser secundário e virou prioridade em muitas gestíµes públicas. E em Torres, que tem na suas belezas naturais sua maior vocação para o turismo não seria diferente. Assim, um importante tema ganhou relevo na polí­tica ambiental desenvolvida pela Prefeitura de Torres: a coleta seletiva. A gestão municipal tem adotado várias açíµes com a finalidade de estimular a sociedade a separar corretamente o lixo e, assim, evitar a poluição de nosso ecossistema. A coleta dos materiais recicláveis, implantada há oito meses, é gratuita e acontece nas terças e sextas-feiras, a partir das 8h, em uma área piloto, compreendida entre: Rua General Firmino Paim, Avenida do Riacho, Avenida José Maia Filho, Rua Cruzeiro do Sul e Padre Lamí´naco. Já o lixo não reciclável e orgânico é coletado pelo caminhão comum, em horário e dias já estipulados.  

 

Quase 15 toneladas de lixo seco foram recolhidas em dezembro

   

Os números comprovam o avanço do programa. Na implantação, entre os meses de maio e junho do ano passado, a coleta recolheu mensalmente nove mil quilos. Em novembro, o programa passou a coletar 10.820 quilos de resí­duos recicláveis. Já no mês dezembro, com o aumento populacional devido o veraneio, foi registrado o recolhimento de 14.830 quilos. Um aumento de mais de quatro toneladas de lixo em apenas 12 dias de temporada. Ainda assim, para o prefeito de Torres, João Alberto Machado, o percentual de material coletado pode crescer ainda mais. Para isso é necessário que a população se envolva mais no processo. A coleta seletiva é um ato de cidadania que compete a todos e beneficiará as futuras geraçíµes, enfatiza.  

 

Pontos de entrega voluntária são uma alternativa adicional

   

Por este motivo, a Prefeitura de Torres também oferece a comunidade, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Os postos estão localizados no setor de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Torres, Patram, SMMAM, ULBRA e SESC Torres. Apontados como uma alternativa para coleta de materiais recicláveis, os PEVs estão instalados em pontos distintos da cidade, servindo como apoio í s áreas não contempladas pela coleta do lixo seco e ampliando as oportunidades para a população depositar os materiais recicláveis. A administração municipal acredita que a coleta seletiva veio para ficar e será ampliada gradativamente nos próximos três anos. O programa é a reafirmação da preocupação da Administração com a preservação do meio ambiente. Nosso maior patrimí´nio são as belezas naturais que temos como atrativos turí­sticos, portanto, somos uma cidade ambiental e a preservação é muito importante, destacou o prefeito.  

 

Educação Ambiental  

   

Simultaneamente í  implantação do serviço de coleta de recicláveis, a Prefeitura realizou no último ano o projeto de educação ambiental na rede municipal de ensino. Escolas de ensino fundamental e de educação infantil participam do projeto que visou í  segregação do lixo, aproveitamento de materiais recicláveis para confecção de brinquedos, a criação da horta escolar e da composteira escolar. Além da rede municipal de ensino, foi desenvolvido nas escolas públicas e particulares um trabalho de educação ambiental, que estimula a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis.  

   

Plano de Lixeiras  

   

O plano integra o programa de coleta seletiva e visa substituir os latíµes por lixeiras adequadas, com compartimento para lixo seco e úmido. A medida busca evitar danos contra o meio-ambiente e a saúde pública, além de valorizar a estética do Municí­pio, que tem nas belezas naturais seu maior atrativo turí­stico. Na execução do plano, é o Municí­pio instalou lixeiras em praças e áreas verdes e também containeres com 750 litros em pontos estratégicos da área de coleta. Já aos moradores ou proprietários de comércio é responsabilidade a segregação do lixo e a instalação de lixeiras adequadas e aprovadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

     


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados