COMITE MAMPITUBA/RS MANTEM CONTATO COM SANTA CATARINA PARA CRIAí‡íO DO COMITÊ FEDERAL

1 de julho de 2015



A diretoria do Comitê Local de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba recebeu convite da Procuradora Federal de Criciúma/SC, Patrí­cia Muxfeldt, para coordenar um grupo de trabalho, composto por entidades de Santa Catarina, com o objetivo de debater a instalação de um comitê do lado catarinense da bacia hidrográfica do Rio Mampituba. Dia 22 de junho ocorreu o primeiro encontro nas dependências do Ministério Público Federal, coordenado pela citada Procuradora.


Os representantes dos órgãos federais informaram que existe vontade polí­tica para a criação do Comitê Federal, porém, como atualmente somente o Rio Grande do Sul está mobilizado, sugeriram a criação de um comitê no lado catarinense, nos moldes do RS. Segundo Fernando Meirelles, Diretor do Departamento de Recursos Hí­dricos do RS (DRH), nosso estado está pronto e deseja a criação do Comitê Federal.
  Tadeu da S. Santos – da ONG Sócios da Natureza – que já participou da mobilização para criação do Comitê Federal desde o ano de 2000 ( integrando a comissão provisória Pró- Mampituba) ficou encarregado de reunir as entidades governamentais e da sociedade civil de SC para decidir qual a melhor estratégia: 1) criar um comitê do lado catarinense e, junto com o comitê do lado gaúcho, buscar a criação do comitê federal ou 2) já partir para a criação   do comitê federal. A procuradora Patrí­cia Muxfeldt, a pedido de Tadeu, concordou em apoiar o processo disponibilizando as dependências do MPF.

Também participaram da reunião: representando o Comitê Mampituba do RS, a presidente Leonila Q. Ramos, Luis Bohn e Nabor Guazzeli, além do representante da Agencia Nacional de íguas (ANA), Nelson de Freitas, e da Secretaria de Recursos Hí­dricos e Mobilidade Urbana do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Medeiros.  


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados