CORSAN e Sindiágua/RS contestam vereador que questionou qualidade da água de Torres

12 de dezembro de 2016

A matéria publicada na página 4 da edição passada do jornal A FOLHA (edição 545, de 02 de dezembro de 2016) – intitulada VEREADOR DIZ QUE íGUA DA CORSAN DESIDRATA AO INVí‰S DE HIDRATAR, gerou manifestaçíµes por parte da   Companhia   Riograndense de Saneamento (CORSAN) e do Sindiágua/RS. Ambas entidades contestaram a opinião apresentada por Jéferson de Jesus (PTB) na sessão da Câmara dos Vereadores de Torres , ocasião em que o vereador questionou qualidade da água da CORSAN de Torres.

A chefe da unidade da CORSAN de Torres,   Juliana Mesquita Inácio, amparada por Juliano Prudêncio, (chefe da Edtação de Tratamento de ígua de da CORSAN Torres) emitiu o seguinte comunicado abaixo subscrito.

 

"Há mais de 50 anos, a Companhia Riograndense de Saneamento “ CORSAN, vem prestando í  comunidade gaúcha, serviços na área de saneamento, visando principalmente a saúde e o bem estar de seus usuários.A qualidade da água distribuí­da pela CORSAN, obedece aos padríµes exigidos pela   portaria 2914/2011, e é fiscalizada pelos órgão competentes.

Na estação de tratamento de água de Torres, são realizadas análises de 24 parâmetros a cada hora, totalizando na alta temporada, uma média diária de 290 parâmetros.

São monitorados, diariamente,   todo o processo de tratamento, desde caracterí­sticas da água bruta (a ser tratada), bem como o processo de clarificação, filtração e desinfecção.

A água também é monitorada na rede de distribuição com 48 coletas,   distribuí­das no municí­pio de Torres mensalmente, conforme exigido pela referida Portaria.

Considerando que a água distribuí­da atende aos padríµes de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a CORSAN vem a público solicitar ao Vereador Jeferson informaçíµes mais detalhadas,   e embasadas, quando o mesmo se refere a qualidade da água distribuí­da, bem como o que significa a água da CORSAN desidrata????? .

Com relação a qualidade distribuí­da pela CORSAN, gostarí­amos de tranquilizar a população, pois a água coletada, tratada e distribuí­da em Torres atende a todas as exigências pré estabelecidas pela portaria 2914/2011, e que estamos a disposição para esclarecimentos de eventuais dúvidas referentes a qualidade da água, uma vez que dispomos de um quadro altamente qualificado e, este sim, especialista em tratamento de água.A CORSAN é uma das empresas com maior expertise em saneamento e a qualidade de nossa água é inquestionável".

 

SINDIíGUA também manifesta-se

 

Também sobre o mesmo pronunciamento, o SINDIíGUA/RS , Sindicato que representa os trabalhadores em saneamento do Rio Grande do Sul (em sua maioria os trabalhadores da Corsan), emitiu o contraponto abaixo subscrito:

 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de ígua e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIíGUA/RS) demonstra sua indignação com o pronunciamento do vereador Jeferson Santos (PTB), na sessão realizada no dia 28 de novembro na Câmara de Vereadores de Torres, onde o mesmo afirmou que água fornecida pela Corsan é ruim. O vereador também relatou que a água desidrata a população.

O pronunciamento foi pauta em matéria publicada no jornal A Folha, do último dia 4 de dezembro. O SINDIíGUA esclarece que a Corsan realiza 30 análises de qualidade da água por hora, o que atesta que a água que é fornecida í  população é de alta qualidade e que contempla todos os parâmetros de saúde existentes.

O SINDIíGUA repudia as declaraçíµes irresponsáveis do vereador, que não são respaldadas por sequer uma análise realizada. Por fim, o SINDIíGUA alerta que tais afirmaçíµes podem gerar temor na população e que nada auxiliam para um verdadeiro debate sobre o saneamento que é, sem dúvida, uma questão de saúde.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados