Cuidado: Calor pode provocar desconfortos nas fé rias

22 de janeiro de 2010

Férias, diversão, calor, praia, sombra e água fresca. í‰ o verão que chegou. Esta também é a época em que a preocupação com a saúde e o bem estar estão em evidência. Para aproveitar a estação mais quente do ano é importante alimentar-se com qualidade e consumir muito lí­quido. Isto porque as altas temperaturas aliadas í  falta de lí­quido ou a alimentação inadequada são responsáveis por problemas como desidratação, gastroenterites e infecçíµes bacterianas, que se manifestam através de febre, ví´mito e/ou diarréia. Em alguns casos, a falta dos cuidados necessários pode levar até ao óbito. Estes cuidados devem ser redobrados com as crianças e pessoas maiores de 65 anos.  

 

 Procurar posto de saúde ou médico pessoal é o caminho responsável

 Em caso de febre, ví´mito e diarréia é importante procurar uma equipe de saúde para avaliar corretamente a gravidade do caso e indicar o tratamento. A automedicação deve ser evitada. A Secretaria de Saúde de Torres conta com serviços e profissionais especializados para atendimento nos Postos de Saúde dos bairros São Francisco, São Jorge, Curtume, Vila São João, São Brás e Rio Verde e a Unidade de Saúde Américo Muniz dos Reis (Posto Central). Este, durante a temporada de veraneio, oferece o Plantão de Verão, atendendo diariamente das 12h í  meia noite, inclusive nos sábados, domingos e feriados.    

 

Mantenha-se hidratado no verão  

 A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Brenda Luiz da Cunha, recomenda para se manter hidratado a ingestão de muito lí­quido. ígua fervida, filtrada ou mineral, sucos naturais e chás são ótimos aliados da hidratação, diz. Além disso, alguns tipos de verduras de folha, legumes e frutas chegam a ter mais de 90% do seu peso em água. Em caso de desidratação é recomendável o uso do soro caseiro, que é a mistura de um copo com água, acrescido de uma pitada de sal e uma colher de açúcar. Quanto í s refeiçíµes, a nutricionista aconselha o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, pães integrais e carnes magras. Para evitar intoxicaçíµes alimentares e gastroenterites recomenda-se o consumo de alimentos frescos, secos e limpos antes do preparo.  


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados