Entrevista Adriana Peccin: 50 ANOS DA PROFISSíO DE ADMINISTRADOR

12 de setembro de 2015

A coordenadora do curso de Administração da ULBRA Torres, Adriana Peccin, conversou conosco por ocasião das comemoraçíµes dos 50 anos da regulamentação da profissão de Administrador, comemorados no dia 9 de setembro.

Adriana Peccin é graduada em Administração, pós-graduada em Metodologia do Ensino, mestre em Gestão de Negócios e consultora empresarial com ampla experiência no mercado. Além de falar sobre a profissão, ela deixou boas dicas para os futuros profissionais que buscam seu espaço no mercado de trabalho. Confira!

 

**************************************************************

 

ENTREVISTA: Adriana Peccin

Coordenadora do Curso de Administração da ULBRA

 

 

A FOLHA: Fale um pouco sobre a atividade da Administração

Peccin: A Administração é uma ciência que está presente em nossas vidas desde os tempos das cavernas. Imagine um lar em que não exista uma programação e administração prévia? Como seriam as refeiçíµes, pagamentos de despesas, limpeza, troca de mobí­lia, uso do carro, dentre tantos outros aspectos? Em tudo usamos a Administração, mesmo que não saibamos. Ela nos dá ferramentas e subsí­dios para tarefas, desde as mais básicas, ou até para gerir grandes corporaçíµes.

 

A Folha: Neste sentido, o Administrador é que tipo de profissional?

Peccin: Ele é quem pode prever o futuro de uma organização, e através de técnicas especí­ficas direcionar as açíµes da empresa visando antecipar as demandas do mercado. Ele é proativo, sabe trabalhar em equipe, valoriza o bem mais precioso de uma empresa, que é o capital humano.

 

A Folha: Em tempos de crise, o Administrador pode ser uma solução?

Peccin: í‰ na crise que o bom Administrador se diferencia, é nela que ele enxerga oportunidades e proporciona as estratégias adequadas para o crescimento das organizaçíµes. ˜Ele ajusta as velas para navegar utilizando os ventos™ em vez de reclamar ou desistir frente í s condiçíµes adversas™. Um Administrador supera limites, analisa o cenário e traça as metas e estratégias para atingir os objetivos.

 

A Folha: í‰ este profissional que muitas vezes precisa lidar com demissíµes e contrataçíµes, como ˜administrar™ isso?

Peccin: í€s vezes somos obrigados a tomar decisíµes difí­ceis, cortar pessoal é só um exemplo dos obstáculos que enfrentamos todos os dias. Mas é preciso olhar a saúde da organização, querer o bem de toda a equipe, e pensar na longevidade da empresa. Acredito que o bom profissional não é demitido, a polivalência hoje é um diferencial que praticamente garante uma carreira sólida. Digo que praticamente garante porque há de se ter em mente que as pessoas são contratadas pelo currí­culo, mas demitidas pelo perfil e atitudes. O profissional que atinge os resultados, que vai além do que lhe é colocado como meta, que demostra o seu comprometimento e capacidade de trabalhar em equipe é disputado pelo mercado.

 

A Folha: O que é preciso para ser este profissional?

Peccin: Uma boa formação é a base de tudo. Me refiro í  formação acadêmica e familiar também. Outro aspecto que é preciso ter em mente é que o profissional precisa correr riscos, comprometer-se com a organização, além de estar atento í s demandas do mercado. Este profissional não pode parar no tempo, existem diversas especializaçíµes que abrem excelentes oportunidades de ao Administrador. Outro aspecto relevante é saber encarar desafios todos os dias, estar disposto e aberto ao novo.

 

A Folha: Se fala muito em mercado, mas como é este mercado de hoje para o Administrador?

Peccin: O mercado muda todos os dias, em todos os lugares, e tem de se considerar os diferentes públicos. O mercado é global e não existe mais distâncias geográficas. O profissional que quiser ficar em um determinado local precisará dominar ferramentas para gerir seu negócio mesmo que í  distância. Essa administração deverá ser, obrigatoriamente,   diferente do que foi feito pelos seus antecessores. Já imaginou como o pai deste profissional administrava seu negócio? Não digo que é preciso jogar fora as experiências, mas sim que é necessário utilizar todos os recursos da tecnologia disponí­vel atualmente. O mercado muda, os clientes mudam, e o profissional precisa acompanhar e acima de tudo antecipar as mudanças para que sua empresa sobreviva no mercado.

 

A Folha: Como será o amanhã para o Administrador?

Peccin: O amanhã será determinado pelas escolhas e estratégias dos administradores de hoje. As decisíµes são tomadas hoje visando o amanhã, o administrador vivencia o presente construindo o futuro. Sabemos que existem muitos desafios, mas este profissional é habilitado para encará-los e desempenhar com êxito sua função frente í s dificuldades.

 

A Folha: Em nossa região existem muitos profissionais que herdam seus negócios. Você pensa que estes   estão preparados?

Peccin: Não, a maioria não está preparado. Sem a menor dúvida garanto que são poucos os que estão realmente aptos a assumirem o negócio que foi do pai, ou até mesmo do aví´, e seguir no ramo de maneira sólida e buscando o crescimento. A solução para isso passa pela capacitação, e muitas vezes por reconhecer que é preciso se assessorar de bons profissionais. Contratar um administrador libera os proprietários para pensar seu negócio através de estratégias macros, significa ter com quem dividir uma opinião e compartilhar um desejo. Como exemplo podemos utilizar um clube de futebol, que contrata técnico, preparador fí­sico, gerente de futebol, gerente de logí­stica, gerente financeiro, dentre muitos outros profissionais. Eles não deixam de ter um presidente, um conselho, e, além disto, existem também os sócios. A capacidade de adaptação e criação pode diferenciar uma empresa da concorrência.

 

A Folha: E quem procura a capacitação, ao que esta pessoa deve estar atenta?

Peccin: A qualidade da formação acadêmica, comprometimento dos profissionais envolvidos no ensino, e acima de tudo professores vocacionados. A ULBRA Torres é um excelente formador de profissionais, visto os inúmeros alunos que se formaram e hoje administram seus negócios ou estão na gestão de empresas de sucesso nacionais e multinacionais. Buscamos atender as demandas do mercado, encurtando ainda mais a distância entre a prática e o conteúdo teórico visto em sala de aula. Promovemos diversas atividades que dão suporte e qualificam o capital humano de nossos alunos e também de profissionais da região. Nossos estudantes têm a oportunidade de realizar viagens de estudos internacionais, nacionais e regionais, conhecendo as mais diversas formas de administrar. Também promovemos atividades como palestras e cursos que são abertos para o empresariado local, buscando ampliar a formação de todos. Utilizamos ainda a Empresa Júnior como laboratório prático para os estudantes. Deixo o convite para os interessados em conhecer mais sobre a Administração para nos visitar na ULBRA Torres. A ULBRA é uma instituição de ensino altamente qualificada para formar excelentes administradores e atender os profissionais que estão em busca de mais conhecimento, através dos cursos de pós-graduação.

 

A Folha: Que recado você deixa para quem nos lê neste momento?

Peccin: Acredite no seu potencial, busque uma formação adequada e de qualidade. Não parem no tempo, estejam abertos aos novos desafios do mercado, abertos para as mudanças, e saibam trabalhar em equipe.

 

**********************************************

   

 

A ULBRA Torres é localizada na Rua Universitária, número 1900, no bairro Parque do Balonismo, em Torres (RS). O telefone de contato do curso de Administração é 51 3626 2000 ramal 151 e o e-mail é administracaotorres@ulbra.br.

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados