Famí­lias fazem ocupação irregular em terreno no bairro Vila Nova, em Torres

17 de junho de 2016

Por redação A FOLHA

__________________

 

 No começo dessa semana (dia 14/6), o jornal A FOLHA foi informado que mais de uma dezena de famí­lias resolveu ocupar um terreno no bairro Curtume/Vila Nova. Os invasores da área alegam que não havia donos no local – o que, inclusive, foi confirmado por uma famí­lia (que já moraria no lugar há mais de um ano).

O terreno é na esquina da estrada chamada Estrada do Normélio (que liga o bairro í  Estrada do Mar), com a rua que margeia um valo do Parque do Balonismo (que vai desde a Avenida Castelo Branco até a chamada Estrada do Normélio, onde termina). Os ocupantes da área alegam que o local estava sendo utilizado para depósito de lixo.

Somos na maioria torrenses que não conseguiram acompanhar o preço cobrado pelos alugueis, ou que estavam morando com familiares, afirma um dos ocupadores do terreno. Não tem como pagar quase mil reais de aluguel e alimentar uma famí­lia ao mesmo tempo quando se ganha em torno de R$ 1 mil por mês, reclamou o mesmo morador, dono de uma das casas de madeiras improvisadas como moradia no local.

São casas pequenas, de madeira, que estão sendo montadas no lugar ao estilo barracas. Não há nenhum cuidado com esgoto, fornecimento de luz, água ou arruamento. Trata-se realmente de uma improvisação, mas que já está servindo em alguns casos como moradia definitiva para alguns ocupantes antigos da área.

 

Discussíµes em relação aos donos do terreno

 

A FOLHA recebeu denúncia que a área estava sendo invadida. Mas os ocupantes do lugar afirmam que, somente agora que apareceram os donos do terreno", mas que eles (moradores) não acreditam na história: "Agora apareceram vários ditos proprietários do terreno, mas só vimos papeis simples, nenhuma escritura, avisou um dos novos moradores da área. Isto aqui estava jogado há anos, sem ocupação, somente gerando bichos e sujeira. Achamos que é da prefeitura, disse.

O jornal A FOLHA, então, entrou em contato com a Procuradora do Municí­pio de Torres, Naiara Matos, para saber do ponto de vista da prefeitura sobre a ocupação. "O que podemos afirmar é que aquela área não é da prefeitura. Um fiscal   ambiental esteve lá e verificou a ocupação irregular e agora estamos identificando os proprietários da área – para saber da situação do terreno no registro de imóveis. Pode até ser que haja mais de um proprietário da área, mas não sabemos. Segunda-feira (20) haverá uma reunião interna na prefeitura para elucidar melhor a situação", indicou Naiara.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados