FILMES DUBLADOS: Preferência nacional nos cinemas ( e de Torres também)

4 de julho de 2016

A cada 10 brasileiros, 6 preferem filmes dublados. E no cinema comercial de Torres, situação não é diferente.

 

Por Maiara Raupp*

_________________

O filme dublado virou preferência nacional. A cada 10 brasileiros, 6 preferem assistir obras nessa formato. Isso representa 59% do público total de cinema em 2014, ante 28% que assistiu a cópias legendadas e uma fatia de 13% que ficou com longas nacionais. Essas estatí­sticas foram detectadas em pesquisa inédita feita pelo Filme B, portal que monitora dados do cinema no Brasil. As versíµes dubladas também respondem por 57% da renda total das bilheterias no paí­s, as legendadas assumem 32% e as nacionais 11%.

Prova disso, o filme Malévola, segunda maior bilheteria de 2014 no Brasil, registrou apenas 23% dos 5,7 milhíµes de espectadores ouvindo o áudio original. Mais de 70% deles não chegaram a ouvir a voz de Angelina Jolie, que interpreta a personagem principal do filme. A Culpa í‰ das Estrelas que liderou a bilheteria brasileira no ano passado também teve a maior parte de suas cópias dubladas “ 6,1 milhíµes de público total e 63% das cópias dubladas.

As capitais brasileiras que mais consomem filmes dublados são Manaus e Cuiabá, chegando a 70% do público. Brasí­lia e Porto Alegre, por outro lado, são as que menos vêm os filmes sem o áudio original, 36% e 42%, respectivamente. Em São Paulo, o percentual é de 51% e no Rio, 44%.
 

Possí­veis causas dessa estatí­stica  

Após a divulgação dos dados, o diretor do portal, Paulo Sergio Almeida, citou alguns motivos que podem justificar o resultado da pesquisa. Entre eles, a maior adesão das classes C e D aos cinemas com o passar do tempo; a maior dificuldade para ler no formato 3D e ainda a maneira através da qual  o consumo foi moldado pela programação da TV aberta, que é majoritariamente dublada.

A preferência do público acabou transcendendo o cinema. Hoje, até mesmo os jogos de videogame estão sendo dublados em português. Nas redes sociais, a parte do público que prefere as legendas busca formas de garantir que tenham o mesmo acesso.  A página Filme Dublado, Não, criada em 2011 no Facebook, conta com mais de 5 mil curtidas. Entre as reclamaçíµes do público, a baixa oferta, os horários difí­ceis “ normalmente no final da noite -, a poda na atuação dos profissionais “ já que a voz faz parte do personagem interpretado  “  e a aparente falta de consideração pelos deficientes auditivos “  no ano de 2012, em Minas Gerais, uma deficiente auditiva foi indenizada no valor de R$ 10 mil pelo cinema do shopping, que não possuí­a opçíµes de filmes legendados em cartaz.

Ainda que haja crescimento no consumo das cópias dubladas, o áudio original conta com um público fiel. Quem assiste filme dublado, pode até assistir legendado. Mas quem assiste legendado, em geral se nega a assistir dublado.  

 

 

Cinema em Torres segue a tendência

 

Em Torres não é muito diferente da tendência do paí­s. De acordo com o proprietário do Cine Torres, Carlos Antí´nio Zanette, a procura por filmes dublados é cerca de 80%, por isso que o cinema opta por exibir muito mais sessíµes dubladas do que legendadas. Nesta semana – por exemplo – haverão apenas exibiçíµes dubladas nas duas salas do cinema comercial torrense.

Infelizmente essa é a realidade. Eu também prefiro filmes legendados. Mas pagamos por cada exibição do filme. Se tiver público ou não temos que pagar. Então, trabalhamos de acordo com a demanda, explicou Carlos, ressaltando ainda que os lançamentos estão, na medida do possí­vel, sendo exibidos em pelo menos uma sessão legendada. í‰ difí­cil prever se o lançamento terá público ou não. Tem vezes que conseguimos programar mais de uma sessão, quando a expectativa do público com o filme é grande. Mas tem vezes que ficamos na dúvida, e como é decidido com bastante antecedência, arriscamos, completou Carlos.  

 
      Cinetorres: exibiçíµes de sessíµes dubladas em decorrência da demanda

 

 

 

*com informaçíµes Folha de São Paulo


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados