Secretária em reunião com a secretária de Turismo de Gramado
Por Maiara Raupp
_______________
A futura secretária de Turismo de Torres, a turismóloga Carla Daitx, antes mesmo de assumir seu cargo, já está buscando alternativas e fazendo benchmarking – processo de avaliação de uma entidade em relação í concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos “ em cidades referências em turismo, como é caso de Gramado e Canela.
Carla visitou as cidades nesta segunda-feira (12) e foi recebida gentilmente pelos secretários de Turismo municipais, onde explanaram seus êxitos e dificuldades na gestão da área, apresentaram projetos, arrecadaçíµes, iniciativas inovadoras e destacaram a parceria público-privada como o ponto chave para o sucesso.
Em Canela, além de visitar a Secretaria Municipal de Turismo, Carla fez uma visita guiada no Parque Estadual do Caracol acompanhada pelo secretário de Turismo, Moisés de Souza, que é funcionário público e formado em turismo. A gestão do Parque do Caracol é semelhante ao do Parque Estadual da Guarita. Tem diversas iniciativas implantadas lá que podemos replicar aqui. Essa troca de experiências é de grande valia, destacou a secretária. Além disso, o secretário foi questionado com relação í gestão dos demais parques, museus e iniciativas promissoras na área.
Em Gramado, além de fazer um city tour, Carla foi recebida pela secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, em seu gabinete. Durante a reunião, Rosa Helena especificou ponto a ponto dos êxitos de Gramado em expertises como o Natal Luz, além de campanhas e açíµes para receber bem o turista. Rosa Helena enfatizou que a Prefeitura Municipal não faz nada sem o apoio da iniciativa privada. Os custos do projeto de ampliação da rua coberta, por exemplo, é dividido meio a meio. E isso é feito na grande maioria dos nossos projetos de sucesso, concluiu Rosa Helena, que já está a quase 10 anos na gestão pública.