Governar demasiadamente éo maior perigo dos governos.” – Balzac

24 de setembro de 2010

 

POR ZILKA JACQUES

 Vote bem

   

                          Está chegando a hora de exercermos a democracia tomando uma decisão polí­tica de eleger nossos representantes. A cada quatro anos escolhemos o destino do paí­s. A cada nova temporada, os mesmos polí­ticos aparecem nos meios de comunicação com propostas para resolver todos os velhos problemas da nação. E se repete o quadro estarrecedor. A imprensa denuncia. A PF apura. O judiciário depura. O governo abafa. E o povo perde as raí­zes, os princí­pios morais, os valores éticos e culturais, a educação, a saúde. Portanto é preciso erguer a bandeira da Pátria e votar em quem tem, no mí­nimo, história polí­tica e ficha limpa.

 

   

                          Costume, moda e folclore

   

                        O costume é uma moda que soube envelhecer. Não é imutável e tem prazo de validade. Depende da extensão de cultura e natureza em que surgiu e das condiçíµes arbitrárias sendo reconhecido e legitimado pela comunidade. O folclore é costume fora de prazo, adaptado pelas circunstâncias. í‰ memória e nostalgia. Já a moda é uma tendência de consumo da atualidade. í‰ composta de diversos estilos. í‰ uma forma passageira de se comportar ou de se vestir.  

                        Sobre esse assunto e focando a idéia de que a procura da beleza na moda faz com que o trabalho do estilista se aproxime muito ao trabalho do artista é que Marcela Hansen descreveu seu envolvimento com esta matéria. A estilista fez seu curso em Criciúma, SC, onde foi premiada com o trabalho Diversidade Cultural, no SC Mostra Moda Jeans Conatiba. A música para acompanhar seu modelo foi Paratodos de Chico Buarque. Atualmente trabalha em parceria com várias lojas, que já estão á frente do mercado, aqui em Torres, prestando consultoria de imagens para o cliente e que combinem com seu estilo de vida. Parabéns í s lojas e ao talento de Marcela. Brevemente, no Pátio, teremos um ensaio de suas atividades.

 

   

                    Cozinha Experimental    

   

              O projeto Cozinha Experimental tem nos levado a inúmeras descobertas na cozinha. E a maior proposta é despertar o gosto desta arte milenar.  

                Dia desses estava procurando uma receita antiga de minha avó para desenvolver no nosso espaço gourmet e me deparei com uma receita com bananas que, aliás, no nosso litoral tem í s pampas. Mudamos um pouco os ingredientes e denominamos de Banana delicia do Pátio. O prato ficou tão delicioso e fácil de fazer que divido a  receita com você.  

              Corte a banana ao meio, enrole em uma fatia de queijo e depois numa de presunto.  

Arrume-as delicadamente em um refratário e regue com molho branco. Complete o prato polvilhando com queijo ralado. Acompanha arroz branco e batata palha. Para os carní­voros cai bem um filé.

 

   

                      Agenda

   

Dia 25, sábado, 21h, Sarau Musical Os Fulanos  

Dia 28, terça-feira, 15h, oficina de pintura  

Dia 29, quarta-feira, 15h, ateliê livre e projeto Histórias no Pátio para crianças í s 18h  

Dia 30, quinta-feira, Mesa de Cinema, com o filme Uns Braços, uma adaptação de um conto clássico de Machado de Assis.

 Dia 1 º de outubro, sexta-feira,21h, Sarau Musical   com o grupo Festim Bordejo.  

 

Diariamente aberto, das 14 í s 20h, o Pátio apresenta a exposição de Luis Reis, Torres na Arte da Imagem

 

 

 

A estilista Marcela

 Hansen

     

 Fazendo a receita do dia    

 Aguardando o filme          

Revista Literária

 

   

O poema da semana é de José Nilton Teixeira

 

 

   

NUA

 

   

Nesta praia  

 noturna  

te encontrei,  

onde estou.  

No areal deserto  

te beijei  

sob a luz da lua  

e te deixei nua  

numa noite  

que o tempo  

 não levou.                            

 

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados