Conforme projeta, o projeto Verão Legal RS 2010 contemplará as principais demandas dos municípios do Litoral Norte e Sul em segurança, educação, saúde, turismo, preservação ambiental, estradas e prestação de serviços públicos.
A edição 2010 do projeto começa dia 19 de dezembro, com abertura na praia do Cassino, í s 10h, e em Capão da Canoa, í s 14 horas. Vai trazer como novidades a participação da Junta Comercial nas Casas de Governo, açíµes educativas contra a dengue e informaçíµes sobre a gripe A. Também serão realizadas atividades itinerantes ao longo do Litoral, com emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho.
Segurança deverá ser reforçada
De acordo com a governadora, a segurança será reforçada nas praias gaúchas durante o período de veraneio, sem que o efetivo na Capital e nas demais cidades sofra redução. "Mais policiamento no Litoral não significa menos policiais nas ruas. Para o ano que vem, já teremos o número de policias ampliado, graças í s contrataçíµes feitas pelo governo do Estado", sinalizou Yeda. Também serão contratados 600 novos salva-vidas temporários para atuarem na Operação Golfinho 2009/2010. Para tanto, o Estado investirá R$ 882 mil, mais R$ 7,1 mil em diárias. Todos os anos, o governo do Estado presta serviços públicos aos turistas e veranistas que se deslocam na temporada de férias para as principais praias do Rio Grande do Sul. O projeto também reúne açíµes governamentais na Serra, em cidades da fronteira, em regiíµes de lagoas e balneários fluviais, oferecendo serviços essenciais para veranistas e moradores.A Coordenação Executiva do Verão Legal RS 2010 esteve reunida com a governadora Yeda Crusius, na tarde de terça-feira (3), no Palácio Piratini, para apresentar a programação e fazer um balanço dos anos anteriores. Participaram representantes das secretarias e órgãos de governo envolvidos nas iniciativas que integram o projeto Verão Legal RS, coordenado pela Secretaria-Geral de Governo.