Saguão da universidade em Torres esteve cheio de
alunos e familiares
A manhã do último sábado, dia 28, foi de intenso movimento no campus ULBRA Torres. Com 407 inscritos, cerca de 20% a mais que no último processo seletivo de verão, o vestibular 2010/1 da universidade atraiu candidatos de todo o litoral do RS, serra gaúcha e sul de SC. A prova teve início í s 9h, formada por 20 questíµes de Língua Portuguesa e uma redação, este ano com o tema Tecnologia de Comunicação e Cultura.
Dentre os 15 cursos de graduação ofertados no processo vestibular, Arquitetura e Urbanismo foi novamente o mais procurado, seguido por Psicologia, Fisioterapia e Direito.
Num dia de muito sol e calor, os vestibulandos optaram por chegar cedo ao campus, para procurar com tranquilidade as salas de prova. Mesmo já conhecendo o local, Joana Guedes Pereira, de 17 anos, também chegou cedo. Natural de Torres, a estudante teve a oportunidade de participar de um julgamento simulado no Fórum municipal, promovido pelo curso de Direito da ULBRA Torres na semana que antecedeu o vestibular. Sua escola, o Jorge Lacerda, foi convidada a prestigiar a atividade, em que Joana e outros seis colegas foram sorteados para integrar o júri simulado. Foi uma grande oportunidade de vivenciar a advocacia e reforçar minha convicção em seguir a carreira jurídica, destacou a jovem.
Assim como Joana, outro candidato estava bastante convicto do curso que escolheu para prestar vestibular. Florêncio Paim Castelhano, 60 anos, de Arroio do Sal, decidiu voltar a estudar após perceber que precisava manter a mente em atividade para sentir-se sempre jovem e acompanhar o crescimento dos netos. Funcionário público aposentado do Estado, formado em Educação Física e Filosofia, Florêncio escolheu Psicologia para a sua terceira graduação. Depois de passar muitos anos analisando e julgando os outros sem nem mesmo me conhecer, chegou a hora de eu me conhecer de verdade e entender melhor o ser humano, comentou.
Para o diretor da ULBRA Torres, Luis Antí´nio Longo, o sucesso do vestibular marca a boa fase da universidade. Estamos felizes por viver este novo momento da ULBRA, de renovação, foco no ensino e retomada de mercado. Observamos um crescimento expressivo já neste primeiro processo seletivo e é grande nossa expectativa para a segunda edição do vestibular, no dia 27 de fevereiro, destaca o diretor. .