Indústria do Passo édestaque nacional

15 de janeiro de 2010

 

        A  empresa Pultrusão do Brasil, localizada em Passo de Torres, tem se destacado nacionalmente pela qualidade de seus perfis pultrudados (plástico estrutural) e pelo aprimoramento da tecnologia do processo de pultrusão. Também tem se diferenciado pelos investimentos feitos no estudo e lançamento de produtos inovadores.

Recentemente lançou no mercado os tanques pultrudados para Estaçíµes de Tratamento de ígua e Efluentes (ETAs e ETEs), já com exportação para o Uruguai e para a Venezuela.Diante disso, a empresa foi convidada pela Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO) para contar a sua experiência no livro Compósitos 2 “ Tecnologia de Processos, que chegou ao mercado no final de dezembro. Junto com a Reichold, lí­der mundial no fornecimento de resinas poliéster para a indústria de compósitos, a Pultrusão do Brasil desenvolveu o capí­tulo 9 desse livro, que trata sobre o uso da tecnologia de Pultrusão para a fabricação de materiais compósitos.Esse capí­tulo esclarece sobre o mercado desse plástico estrutural; as suas propriedades e aplicaçíµes; e descreve todo o processo, matérias-primas, máquinas e equipamentos utilizados. Também traz o estudo de caso dos tanques pultrudados para ETAs e ETEs, desenvolvidos pela indústria do Passo de Torres.

O livro foi lançado durante o Seminário Compósitos 2 “ Tecnologia de Processos Case de Sucesso realizado em São Paulo. Nesse encontro, o diretor de Engenharia da Pultrusão do Brasil, engenheiro Antí´nio Euzébio, proferiu palestra apresentando os tanques pultrudados, considerados uma aplicação de compósito de sucesso. A publicação pode ser adquirida junto í  ABMACO.

   

Ausência de corrosão, longa vida útil e baixa manutenção

 

   O perfil pultrudado também é conhecido como perfil em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), perfil compósito ou perfil polí­mero termofixo. í‰ um material que pode ser utilizado em aplicaçíµes que requerem alta resistência mecânica e quí­mica, substituindo com vantagens materiais como aço, alumí­nio, madeira e concreto.

Amplamente utilizado nos Estados Unidos, Europa e paí­ses da ísia, seus pontos fortes são a ausência de corrosão e a resistência a ataques quí­micos, aos raios ultravioletas (UV) e a altas temperaturas. Ainda é um bom isolante elétrico, térmico e acústico; e tem boa absorção a impactos. Outros benefí­cios significativos são a longa durabilidade com baixa manutenção e o baixo peso, sendo muito mais leve que materiais convencionais.    

Principais aplicaçíµes

   No mundo já são conhecidas mais de 3 mil aplicaçíµes. No Brasil, o mercado está em expansão, sendo que o pultrudado ganhou destaque nos últimos anos í  medida que a indústria passou a exigir perfis estruturais mais leves e resistentes, que não sofram corrosão. Entre os usos mais comuns estão escada de marinheiro, escadas inclinadas, guarda-corpos, grades de pisos, passarelas e plataformas, decks para piscinas, leitos para cabos, eletrocalhas, cabos de ferramentas, tubos e painéis em geral, batentes de portas e esquadrias de janelas.  

As aplicaçíµes mais complexas são estruturas para telhados e para torres de resfriamento de água, postes, cruzetas, painéis de í´nibus e caminhíµes, peças para pontes e prédios, tanques para tratamento de água e efluentes e silos, entre outras. Também é indicado como material alternativo para fabricação de componentes de equipamentos e máquinas nas mais variadas áreas.

 

 


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados