Instalação de pardal em frente a escola do Faxinal gera debate nas redes sociais

13 de dezembro de 2016

Equipamento (foto) está posicionado em local onde acidentes recorrentes ocorrem

 

Por Guile Rocha

_____________

 

Na manhã de quinta-feira (01), o vereador Carlos Tubarão (PMDB) acompanhou a instalação do redutor de velocidade (pardal) na comunidade de Faxinal – próximo a escola Santa Rita (que fica í s margens da Estrada do Mar). Conforme o vereador, trata-se de uma "reivindicação antiga da comunidade, que após muitas lutas está se realizando. A única forma das pessoas aprenderem, infelizmente, a única forma das pessoas aprenderem é quando dói no bolso". Também manifestou-se sobre o assunto o vereador Marcos Klassen (PMDB), indicando que "foram diversas viagens até o DNIT e DAER para esse sonho ser realizado. Tomara que ajude a todos da comunidade".
Recorrentemente e a mais de uma década, essa demanda vem sendo cobrada junto ao DAER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagem) por vereadores que passaram pela câmara de Torres .E a demora numa solução definitiva foi tanta que, em julho deste ano, a população do Bairro Faxinal também realizou protesto em busca de mais segurança no local – com os manifestantes dizendo, a partir de faixas, que há 16 anos um redutor de velocidade era pedido junto a escola do Faxinal, e que muitos acidentes (inclusive fatais) poderiam ser evitados se esta simples medida já tivesse sido tomada.
Há de se pensar, ainda, que as dificuldades nesta região urbana de Torres, que circunda a Estrada do Mar, são maiores. Isso porque a rodovia sequer possui acostamento e os bairros torrenses que margeiam a estrada (São Jorge, Faxinal e Praias do Sul) não possuem calçadas adequadas para que pedestres caminhem no percurso da via –   muito menos alternativas para atravessar a estrada com segurança (como sinaleiras ou passarelas).

 

Cidadãos favoráveis e contrários ao equipamento

A instalação do pardal – que a partir de segunda (12) deverá multar quem estiver a mais de 50km/h (conforme já sinalizado) – pode ajudar a sanar problemas com acidentes   e atropelamentos.  Nas redes sociais, a instalação do equipamento foi bastante celebrada por cidadãos como Diego Quadros: "Realmente meus parabéns, pois passo ali diariamente e motoristas simplesmente não respeitam (as sinalizaçíµes). Mas isso não e redutor de velocidade, redutor seria algo que obrigasse todos os motoristas a realmente reduzirem a velocidade, pois se alguém não respeitar o pardal isso pode, igualmente, custar uma vida".
Mas a medida também foi criticada por alguns internautas, que  pensam que o pardal terá um viés mais arrecadatório do que de garantia de segurança. Estes sugerem a instalação de uma passarela ou quebra-molas como melhor opção. Um dos reclamantes é o vereador Jailton ‘Nego’ Miguel (PRB), que disse o seguinte: "Como pode a população ficar comemorando? A colocação de um pardal são mais vários milhíµes de reais tirados do povo. Vai para esse governo que não investe nada em segurança – pelo contrário, paga seus policiais de forma parcelada. Redutor de velocidade seria um bom quebra mola. Os carros vão ganhar multas e não irão reduzir sua velocidade", concluiu Nego.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados