Em uma atenta iniciativa do gerente do Guarita Park Hotel de Torres, a cidade recebeu no final de semana passado mais de vinte jornalistas especializados em turismo sediados em oito países. Eles estiveram reunidos na noite do ultimo domingo no Guarita Park participando do 3 º Seminário de Comunicação e Turismo, organizado pela associação Internacional de jornalistas e escritores latinos de Turismo (VISION) e trazido para Torres por iniciativa da gerencia do hotel torrense.
Reuniíµes procuram defender interesses
institucionais do turismo
Periodistas do Brasil, Equador, Chile, Costa Rica, Uruguai, Itália e Venezuela se reúnem periodicamente para discutir as políticas de fomento ao desenvolvimento ao turismo divulgadas em meios de comunicação em geral espalhados por todo o mundo e trocarem experiências de como melhorar a comunicação social dos meios de comunicação especializados visando o desenvolvimento do setor, independente de política partidária ou de pais específico. E para unir o útil ao agradável, os jornalistas e donos dos meios especializados fazem os encontros em destinos turísticos conhecidos para terem material para editarem suas próximas ediçíµes.
Após se reunirem na costa Rica no ano passado, resolveram se reunir no Brasil no primeiro semestre deste ano, quando passaram por Torres no final de semana passado e por Camboriú neste final de semana. E o resultado para nosso turismo será uma ampla exposição de nossas belezas e diferenciais locais publicados em matérias amplas e ilustradas em meios de comunicação especializados lidos por potenciais turistas e formadores de opinião deste setor em todos os países.
Palestras técnicas sugerem tendências
O palestrante Italiano Gian Paolo Bonomi, por exemplo, palestrou para o grupo salientando a importância da Gastronomia para a construção da cultura de uma localidade. Paolo disse que o turismo cultural e gastroní´mico esta crescendo no mundo inteiro sendo muitas vezes fator determinante de destino para muitos turistas. Ele disse que já não existe somente a culinária Francesa como referencia.
Guido Calderón que é dono de jornal e empresário do ramo no Equador, falou dos atrativos turísticos de seu país e sua região, comparou o jornalismo tradicional com o turístico dizendo que o tradicional vende desgraças e o turístico só belezas e assuntos amenos. Criticou muito a imprensa tradicional pela cobertura exagerada da gripe A, por exemplo, que deteriorou o turismo de muitos locais.
O Argentino Alejandro Martínez Notte falou sobre as redes sociais de comunicação e o turismo. Ele ressaltou a importância do Orkut, Blogs, MSN, Twitter e outras ferramentas para a divulgação do turismo. Mostrou até um convite feito a 60 blogueiros com tudo pago a um destino turístico, somente para eles divulgarem suas impressíµes em seus blogs, ressaltando a importância que o mercado já está dando í s redes de comunicação sociais.
Por ultimo a palestrante foi Isabel Barrantes, da Costa Rica que falou de como se esta fazendo o turismo sustentável e ambiental em seu país. Mostrando uma Costa Rica coberta de Florestas e reservas de preservação que atraem turistas do Mundo todo.
Dois jornais de Torres e região participaram do encontro promovido por iniciativa do Guarita Park Hotel. O DIíRIO, e A FOLHA.