Jovens torrenses obtêm bons resultados na Copa Brasil Caixa Cross Country, em SP

7 de março de 2016


José Daniel, Andriws Matheus, Victor Hugo e Winderson Malinski antes da prova  

 

 

Quatro meninos do projeto social Brincar de Correr participaram do evento, que contou com mais de 330 atletas de todo o paí­s.


Por Maiara Raupp

________________

 

 
 
Foi disputando passada a passada, com atletas de alto rendimento, que possuem local adequado para treinar e recebem auxí­lio financeiro para correr, que quatro meninos torrenses do projeto social Brincar de Correr (vinculado í  Ascort) saí­ram vitoriosos de mais uma competição. Mesmo não subindo no pódio da Copa Brasil Caixa de Cross Country, realizada no dia 21 de fevereiro, no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo (SP), os resultados obtidos por esses jovens que treinam no meio da rua, em terreno irregular, abaixo de chuva ou de sol intenso, sem quase nada de recursos, foram surpreendentes.
Em meio a 338 atletas que representaram 63 clubes de 15 estados e do Distrito Federal, o torrense Winderson Malinski, de 17 anos, ficou em 7 º lugar na categoria sub-20, competindo com os melhores do Brasil. Ano passado o atleta havia ficado em 12 ° lugar, o que comprova o crescimento de Winderson nesse último ano.
Winderson, mais conhecido como Moreno, tem liderado também as competiçíµes estaduais em sua categoria, e municipais inclusive em categorias acima de sua faixa etária. Hoje a volta mais rápida da Lagoa do Violão é dele, estabelecendo um novo recorde. O jovem, que iniciou no projeto Brincar de Correr há dois anos, se esforça para conciliar os estudos e o treinamento diário. As dificuldades são muitas. Tem o cansaço, as dores, o desgaste, a falta de incentivo, de auxí­lio e local adequado. Mas o que me faz sair de casa pra treinar é porque quero representar bem Torres. Quero ser campeão gaúcho. Ser medalhista olí­mpico. Quero ser lembrado. Quero fazer história, garantiu ele timidamente.
Na categoria sub-18 os jovens torrenses também obtiveram bons resultados. José Daniel ficou em 20 ° lugar, seguido por  Andriws Matheus  em 21 ° e Victor Hugo  em 38 °. A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), consistia em   seis provas nas categorias adulta, sub-20 e sub-18 no masculino e no feminino.
O atleta torrense, Toco Menezes, parabenizou a colocação dos meninos e o empenho do mentor do projeto, o professor Cláudio Freitas. Parabéns  Winderson  e  Cláudio pelo grande resultado em São Paulo. 7 º lugar no brasileiro de Cross Country no primeiro ano de juvenil não é para qualquer um. Continuem neste caminho e colherão resultados ainda maiores. Parabéns também ao  Andriws Matheus, José Daniel e Victor Hugo  pela excelente participação, cumprimentou Toco na página do projeto no Facebook.

 

 

 

Projeto ‘Brincar de Correr’  

 

O principal objetivo do projeto Brincar de Correr é a inclusão social, a valorização da saúde, a formação de cidadãos, mas os resultados que temos obtido têm demonstrado que podemos ir ainda mais longe, observou o idealizador Cláudio Freitas, que também é professor de atletismo, federado pela CBAt.

Hoje o projeto, que atende cerca de 50 crianças, sua maioria de baixa renda, se sustenta com auxí­lio de voluntários e de parcerias. Os custos com inscriçíµes nas competiçíµes e viagens são pagos por parceiros do projeto. Agora a batalha é conseguir apoiadores para auxiliar financeiramente estes jovens de alto rendimento. Eles podem levar o nome da cidade muito longe ainda, afirmou Cláudio.

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados