Memorial do Cinema de Torres énovidade cultural

27 de janeiro de 2017

 

Torres recebeu mais um espaço cultural, o Memorial do Cinema de Torres. í‰ um espaço permanente que mostra alguns aspectos da história do cinema da Mais Bela Praia" do Rio Grande do Sul. Aborda sobre as salas de cinemas, sobre as seçíµes itinerantes, e também de produçíµes filmadas em terras torrenses. A inauguração se realizou no dia 21 de janeiro deste ano, e teve um coquetel oferecido pelos proprietários, Carlos e Cármen Zanette, que convidaram autoridades, personalidades do meio cultural de Torres e também familiares de pessoas envolvidas com os cinemas.

Dentre os convidados estava um dos primeiros projecionistas de Torres, o Senhor Pedro Elias (que trabalhou no Cine Torres e também no Cine Ronda), o ator Cláudio Romário (que trabalhou no filme Salário Mí­nimo) e a secretária de Turismo, Carla Daitx, entre outros. Apesar de ser de iniciativa privada, a visitação do memorial é de livre acesso e fica nas dependências do Cine Torres, no Shopping Dunas. O Horário será sempre durante o funcionamento do cinema.  

 

Iniciativa do Cine Torres

 

O Memorial foi idealizado pelo Cine Torres, que contratou o Historiador Jaime Batista para fazer a pesquisa relativo í  história do cinema local. Batista é autor do livro ‘Sob as Lentes de Torres’ e é membro do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região. Também participaram do projeto, a Lithos Arquitetura, que se responsabilizou com o designer do local.

O Memorial do Cinema de Torres é um presente que estamos dando aos torrenses, disse Cármen Zanetti para os convidados durante a inauguração. Houve uma apresentação de fotografias em uma linha do tempo, conta fatos importantes da produção cinematográfica local, como a produção do filme ‘Vento Norte (de 1951)’, que foi o primeiro longa-metragem gaúcho sonorizado e todo filmado na Praia da Guarita. Nos painéis há fotos antigas do Cine Ronda, o Cine SAPT entre outros. Também há um ví­deo com imagens de produçíµes cinematográficas filmadas em Torres, e algumas peças do Museu Três Torres também estão expostas. í‰ possí­vel conferir mais conteúdo no site www.cinetorres.com.br.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados