Museu e Atividades culturais futuras deverão ser centradas na antiga prefeitura torrense

10 de fevereiro de 2017

 

Por Guile Rocha

_____________

 

Desde julho de 2016, as sessíµes do Cineclube Torres – associação sem fins lucrativos que fazia sessíµes com filmes culturalmente relevantes, gratuitamente – não estão mais acontecendo na cidade. A razão da suspensão das atividades, segundo o idealizador do projeto, Tommaso Mottironi, é a falta de conforto adequado na sala do Centro Municipal de Cultura – que não possui ar-condicionado e conta apenas com antigas cadeiras de plástico para o público.

"Passados 6 meses (desde que o alerta por uma sala em melhores condiçíµes foi feito), permanece a incerteza sobre a única sala de uso público de Torres, que continua sem o conforto adequado que o espaço demandaria. Pena que pela cultura não exista a justa indignação e mobilização vista para temáticas ambientais", lamentou Tomazzo.

 

Atividades culturais deverão ser centradas na antiga prefeitura

 

Em decorrência desta demanda – que não é única do Cineclube Torres, mas de outros promovedores da cultura local –  o jornal A FOLHA contatou a secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Torres, Carla Daitx.   Sobre eventuais melhorias no Centro Municipal de Cultura   – que é atualmente alugado pela prefeitura junto a Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT), detentora do prédio – Carla informou que há outros planos. "Em virtude das condiçíµes do Centro Municipal de Cultura (está chovendo dentro, ar condicionados sem funcionamento e enferrujados), a prefeitura decidiu permanecer no local somente até que a Prefeitura Antiga fique pronta. O museu histórico e os arquivos do municí­pio devem ser repassados para este renovado espaço público (a antiga prefeitura)".

Hoje, além do Centro Municipal de Cultura, o prédio da SAPT ainda sedia o Museu Histórico de Torres. Entretanto, ficando pronta a recuperação do prédio da prefeitura antiga – que é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte   – será encerrado o aluguel com a SAPT para estes espaços – o que gera economia aos cofres municipais. "A ideia é fazer um Museu do Balonismo e um histórico da cidade na prefeitura antiga, bem como aproveitar aquele espaço para atividades culturais (como o Cineclube Torres)", informa Carla Daitx.

Entretanto, nem tudo estará perdido para o espaço do atual Centro de Cultura de Torres. Conforme ressaltou a secretária municipal de Turismo, Esporte e Cultura, o atual presidente da SAPT tem um projeto de reforma para o Centro Municipal de Cultura, sendo que ele pretende viabilizar e iniciar a obra o quanto antes.

 

   


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados