A FOLHA conversou com o novo secretário de Turismo de Torres, Carlos Souza, o Carlos da Delta, na semana passada, um dia antes da prefeita eleita Nílvia Pinto Pereira anunciar seu nome oficialmente junto com outros secretários e assessores.
Formação de mercado e consistente
Carlos é formado em Administração, tecnólogo em Processos Gerenciais, técnico em Contabilidade, técnico em Transaçíµes Imobiliárias e possui vários cursos de marketing, gestão e motivação no currículo. í‰ sócio diretor da Delta Imóveis e já participou várias vezes da gestão da Associação dos Corretores de Imóveis de Torres, inclusive como presidente.
Na conversa que teve na redação de A FOLHA, o novo secretário deixou claro que pretende trabalhar com muito planejamento. Seu trabalho partirá de um diagnóstico do Turismo local e do Turismo de Torres colocado no contexto do trade de turismo gaúcho e brasileiro. Após este diagnóstico do mercado e da realidade de Torres e da região, Carlos pretende buscar nos formadores de opinião de vários setores da sociedade torrense, um grupo de trabalho para que encaminhe sugestíµes de caminhos a serem desenhados pra o futuro do turismo da cidade.
Carlos está chamando este trabalho de PET (Planejamento Estratégico do Turismo). O objetivo principal é definir um plano para o turismo de verão e de inverno em Torres, com perfis de público-alvo e definição de equipamentos e eventos a serem priorizados para a cidade.
Veraneio 2013
Carlos deixou bem claro que o fruto principal de seu trabalho virá após o plano de médio e longo prazo. Portanto, para o verão de 2013, o futuro gestor do turismo da cidade pretende deixar o formato de anos anteriores praticamente igual. Ele já pré contratou a Bandeirantes para se instalar aqui; já sinalizou para a Band que poderá a emissora repetir as parcerias de outros veríµes na cidade, assim como assim o fará com SESC, Ulbra, dentre outros.
Mas Carlos pretende, ainda neste verão, instalar na central de verão uma espécie de Casa do Jornalismo. Lá, jornais, TVs e rádios, locais e de fora, poderão se instalar para fazerem suas matérias, com apoio da cidade para que façam com conforto e liberdade.
Carlos pretende também desenhar uma parceria com a RBS para o verão. A divulgação da cidade nos meios de comunicação da emissora é o ponto principal.
Quanto ao réveillon, Carlos pretende manter o orçamento de outros anos. Mas ele sinaliza que lutará para que a pasta do turismo na cidade receba mais recursos financeiros do que os recursos utilizados por outras administraçíµes até então. Para isto, pretende negociar com a prefeita Nílvia e a nova equipe.
Um portal com prestaçíµes de contas detalhadas do turismo da cidade está entre as prioridades de Carlos Sousa, o novo secretário de Turismo de Torres, que deverá já a partir dos próximos dias estar participando da equipe de transição de governo, com o tema de casa de planejar o réveillon e o veraneio, que se aproximam.