N™A FOLHA anterior, 13/03/10, iniciamos esta série, motivados pelo abandono a que fomos legados pelo Papai-do-Céu. Não são só os castigos telúricos (onda de terremotos devastadores). Os próprios humanóides, parecem estar empenhados em abolir o bom-senso e o exercício do livre-arbítrio a favor do Bem. Tá tudo dominado pelo Demo. A moral e os bons costumes, balizas e freios-motor da conduta social, foram pro brejo… O resultado é este tropel que se apoderou da boiada, totalmente fora de controle, em todos os sentidos.
Exemplos quentes: Não basta a velocidade da luz (300mil km/s), falta nada para a instantaneidade. Mas a geração informática, que já nasce equipada com pilhas alcalinas, quer mais! Daí a necessidade da Banda-Larga, cada vez mais larga. Acabamos de chegar no ponto que queríamos. A ideia da disparada vem atingindo as pessoas, a partir da virada do século. Trata-se do fení´meno que, ironicamente, poderíamos chamar de Boca-Larga. Se apresenta com a sofreguidão com que as falas humanas vêm se acelerando, como se fosse necessário competir com a velocidade já alcançada nos eletroeletrí´nicos. Senão vejamos: A gente conta com a disponibilidade, confortável, das TVs abertas e pagas. Além do Brasilão, vamos dar uma campereada pelo mundo, despencando na banguela.
BANDA-LARGA & BOCA-LARGA
1)-Toda a nossa mídia, falada, televisada e escrevinhada passa na corrida, quase sem a oportunidade para um mínimo de assimilação. Notícia recitada é noticia dada. As vinhetas de apresentação costumam ser extremamente rebuscadas e longas, simultâneas a músicas estressantes. Amostras gritantes são aquela guitarra que chora e grita (Band-Cidade) e a embolação sonoro-figurativa, que precede o RBS-Notícias.
2)-SKY = Canal 99 “ A velha BBC-Londres “ Não deixa por menos. Usa e abusa das vinhetas sem sentido. Suspendeu aquele GMT (horário-base de Greenwich) periódico. As falas correm a mil. E, num abunde abundante (linda e sonora redundância!), faz correr, simultaneamente, aquela maldita fita escrita de rodapé. Esta, em alta velocidade, aborda assuntos que nada têm a ver com as imagens/falas principais. Dispersão cansativa da atenção. Efeito residual, nulo.
3)-SKY = Canal 106 “ Itália – Metralhadora giratória com gatilho apertado. Uma neolatina muito próxima do nosso Português. Devido í disparada, torna-se quase incompreensível.
4)-SKY = Canal 107 “ Portugal “ Também metralhadora, as falas ocorrem no limiar da sofreguidão. Só com acompanhamento labial se torna possível o entendimento. Os portugueses precisam vir ao Brasil, para aprenderem a não judiar da pobre A. Esta vogal por excelência, é sempre colocada onde não devia, a começar pelo tambáem, bem aberta.
5)-SKY = Canal 108 “ França “ Falas a mil por hora, mas com cortesia. A verbalização é legendada para nós. Acontece que os encarregados de escrever as legendas, não conseguem acompanhar a narrativa. O resultado é um quase angu-de-caroço.
6)-SKY = Canal 109 “ Espanha “ Uma gritaria e velocidade metralhada. Mas, com uma surpresa. As falas são perfeitamente entendíveis por nós, familiarizados com o Espanhol, diferente da cripto-linguagem de Portugal. Isto nos estimula para o futuro Portuí±ol.


