OPINIíO DO LEITOR

28 de janeiro de 2010

AGRADECIMENTOS

A peça ˜Fala Comigo Doce Como a Chuva™ cumpriu seu singelo papel na cultura de Torres: uma curta temporada. Iniciamos 2010 sedentos de arte e alimentando-nos da herança de Dioní­sio. Primeira apresentação da peça sonhadora e de linguagem futurista no Pátio das Artes. Um desafio por não ser um local apropriado (agora é) para uma atuação linear em termos de voz e alguns empecilhos do tempo.  E logo em seguida mais três apresentaçíµes tocantes na Casa de Cultura.

Atingimos em volta de duzentos expectadores. Encontramos velhos amigos, conhecemos pessoas especiais, pessoas experientes no teatro, e mesmo com a nossa pouca experiência, fomos emocionados e emocionamos imersos na arte viva. Consequentemente, o feedback foi impressionante.

Nossos artistas têm um grande talento e potencial pra fazer coisas grandiosas e revolucionárias, e por sermos prata da casa ou por não ter apoio,  muitas vezes nos menosprezamos e caí­mos na ladainha que a grama do vizinho é sempre mais verde.  

Em resposta aos nossos receios: fomos aprovados pelo público consumidor da arte viva.Viva Dioní­sio, nós bacantes bebemos da arte viva que, transforma e dá visão í queles que ainda vêem e insistem fantasiar e saborear a vida com mais paradoxo.

Um agradecimento especial ao Pátio das Artes e a todos que nos assistiram e nos apoiaram, aos amigos leais nosso eterno reconhecimento.  

 

Franciele Cereja, Luí­s Gustavo de Oliveira & Tiago Mello

   

Junte-se a nós: Grupo Cultural Becodobaco,

 

mais informaçíµes pelo e-mail: lgmoulin@gmail.com

 

 

 

 

Verbas para a Igreja São Domingos confirmadas        

                                        Com o intuito de esclarecermos quanto a verba para a recuperação do telhado da Igreja São Domingos que seria liberada em dezembro de 2009, informamos que em 27 de janeiro buscamos contato com o gabinete da Deputada   Federal Maria do Rosário, o Senhor Guido Ribeiro, chefe do gabinete,   nos relatou que a mesma embora em recesso esteve em Brasí­lia   em reunião com o Secretário Executivo do Ministério da Cultura “ MINC para agilizar os tramites burocráticos da liberação da referida verba, para resolver o problema com a maior brevidade agendou-se uma audiência conjunta entre o Ministro da Cultura e a Deputada para o dia 03 de fevereiro de 2010.                       Certos de contarmos com a vossa compreensão desde já agradecemos a atenção dispensada.  

                                                                  Atenciosamente  

Torres, 01 de fevereiro de 2010.                                                                                              

Gabinete da Vereadora Maria de Lourdes Fippian_     Prof ª Lú      

Cães sem donos?

 As praias de Torres estão sendo povoadas além de veranistas também por cães, apesar de existir a Lei Municipal N º 4003/2006 que proí­be.   Por que as Autoridades Municipais não estão   fiscalizando? Afinal, a Lei deve ser executada pelo Poder   Municipal ou em Torres é diferente?   O que causa surpresa é a metodologia de trabalho que é implementada pela Secretaria do Meio Ambiente para retirar cães da Praia, pois fiz solicitação por telefone tendo sido atendido e informado que imediatamente providenciariam solução. Julgamos que as providências ficaram somente no sonho, haja vista que cada dia mais a situação está pior, para não dizer caótica. Senhores a quem devemos pedir solução,já que o í“rgão competente é omisso, como poderá constatar nas fotos anexas? Depois dizem que estão trabalhando, mas onde? Cães na Praia é saúde Pública ou não é? Quem já se contaminou com o Bixo Geográfico que o diga?   Carlos Justo Paulo – BancárioRua Prof. Duplan, 72/03Porto Alegre. CI802245227351.33305492 98164930      

Morte após maus tratos

 Amigos!

Fênix nos deixou hoje cedo…Gostaria de agradecer a todos pelo carinho e compaixão com esta valente gatinha…Ela recebeu muito afeto e muitas doaçíµes para compra dos remédios e para uma alimentação melhor…

.Quero agradecer í  Patrí­cia que cuidou deste anjo e que está muito triste com a partida desta adorável gatinha…..Ao empenho dos veterinários Carlos Ramos, Alexandre Rodrigues e Luciana Cunha.í€ amiga Carla Zanella sempre presente!!!!Como todo anjo, ela cumpriu í  todas as suas missíµes: fez com que ajudássemos a sua dona verdadeira que estava passando por dificuldades. Reuniu velhos amigos que estavam separados pela correria da vida agitada. Sensibilizou muitas pessoas, impediu que um cão fosse abandonado e seu dono devidamente punido.

 Com isso tudo, vamos ter que fundar a ong em proteção aos gatos em homenagem a ela, pois há muito tempo era por causa do Mampi (morto por envenenamento de 1080 – o 1 º laudo toxicológico), mas ela fez com que a gente se lembrasse disso….

Ela cumpriu sua missão e voltou ao refúgio das almas….

Vamos colocar em prática o que ela queria….Obrigada a todos….  

Taí­s Abel – Turismóloga.Fotógrafafone: 51 91887224 – e-mail/msn: tais_abel@hotmail.com    

 

 

 

Torres é o que é, por ela mesma…

   

Realmente Torres possui uma beleza natural surpreendente: toda a orla, Rio Mampituba, mar na maioria das vezes convidativo…

 Locais que agregam ao estado um cartão postal impar em termos de litoral.

 

Torres na verdade, é o que é por ela mesma. Caminhando pelo calçadão na Beira Mar mesmo sabendo de toda essa delicia natural, pode-se observar e sentir o desdém com as pessoas que assim como eu, apreciam realizar caminhadas ou correr por ele. Pedras quebradas, capim esperando corte. A praia da Cal, desprovida de maior atenção, poderia ser muito mais interessante, se houvesse a revitalização na vegetação com o plantio de espécies que colaborassem com a paisagem do local. O Rio Mampituba, além de ter a travessia pela ponte dificultada pela arquitetura, tem boa parte de sua margem destruí­da, com trapiches de concreto caí­dos, tornado-se um perigo para quem freqí¼enta o local, pescando ou não.  

Trafegando pelas ruas, todo o cuidado é pouco: existem inúmeros buracos por todo o lado, ocasionando danos nos automóveis e perigo para ciclistas, pedestres e demais automóveis devido aos constantes desvios para evitar os buracos.  

 Quando chove, as ruas ficam alagadas, existe escoamento para isso?

Fico realmente sensibilizada, ao ver uma praia tão bela quanto Torres jogada" no esquecimento. Infraestrutura é vital para que não somente os veranistas, mas toda a população local possa ter o mí­nimo de organização para viver.

 Torres é o que é, por ela mesma, porque não foi necessária a mão do homem para construir o mar, o rio. Porém para que Torres seja melhor, com mais condiçíµes de turismo, de qualidade de vida se faz necessária a mão do homem, a vontade polí­tica e o interesse por esse paraiso…

A propósito: quem irá pagar a geometria e o balanceamento do meu automóvel?

   

Clara í‚ngela Mussoi clarinhamussoi@yahoo.com.br

 

     

 

Lixo

   

Lendo seu Semanário do Ano V, n º 191, pagina 3, deparei com a seguinte Notí­cia: Lixo mal colocado nas ruas leva prefeitura a realizar encontro para resolver questão.    

A questão do lixo em Torres poderá ser resolvida definitivamente, caso o Municí­pio faça cumprir as Leis existentes, através dos í“rgãos de Fiscalização. O problema está na definição de competência de quem vai executar a fiscalização. Ai, só resta uma alternativa, O Prefeito usando da faculdade que as Leis lhe outorgam, determine a Secretária tal….. que faça cumprir a Legislação existente, seja para lixo verde, caliças, esgoto cloacal, terrenos baldios com matagal, pois só assim teremos uma cidade efetivamente limpa. Pela realidade atual, ninguém cumpre e muito menos o Poder Público fiscaliza. Muitas vezes a solução tem que passar pelo bolso do infrator, ai vamos ver se não haverá uma solução.    

Obrigado, desde já.

 

   Carlos Justo PauloRua Prof. Duplan POA – Bancário

 -CI 8022452273 Fone 33305492 ou 98164930      

 

   

 

 

Gay Friendly

   

Sr. Fausto:

   

Gostaria de fazer dois comentários sobre suas opiniíµes, publicadas no jornal A Folha, do dia 23 de janeiro último, sobre o gay friendly, (ou somente a busca pelo Pink dólar).

– Concordo que apologia é uma forma primaria de indução, na maioria das vezes, contraproducente, porém não podemos menosprezar e confundir com afirmação (o tal do pride…) da identidade sexual, o que sem dúvida, demandaria uma elaboração mais complexa;

– Opção Sexual é uma expressão já não mais utilizada, pelo menos academicamente, visto que não é exatamente uma escolha (opção) desejar o X em detrimento do Y, ou ao contrário, ou enfim, gostar de todo o alfabeto…

Entende-se Orientação Sexual como abordagem mais adequada, pois abrange de forma orgânica toda a complexidade biológica, sociocultural, etc, que molda uma persona sexual.

 

Eduardo Lucas

 

 

 

     

Parabéns ao jornal "A Folha" de Torres e ao

seu responsável Fausto Araujo dos Santos Jr.

   

Destaco a posição do Sr. Fausto por tamanha coerência em sua opinião emitida, e ainda informo que o grupo que realizou a Primeira "Beach Queens Tour – GLS Party" em Torres – do qual faço parte – desconhece e não é organizadora de desfile, paradas gays ou carnaval em Torres nesta temporada, A opinião é positiva por dizer que o foco do movimento é o publico GLS, que quer ser facilitador de quebra de preconceitos, conhecedor de cidadania e aglutinador de pessoas inteligentes em geral, independentes de sua orientação sexual, não promovendo assim a segregação de qualquer ordem.

Aproveito também para Parabenizar o Sr.Roniel Lumertz pela abertura de mais um nicho de mercado para o turismo de Torres, se é que se pode falar em abertura, quando a realidade grita aos nossos olhos – Torres já é um destino LGBT há muito tempo. Muitos apartamentos de alto padrão na orla estão ocupados por casais gays -ou gays membros dessas famí­lias que desfrutam das nossas belas praias.  

Cafés e restaurantes da rota gastroní´mica já convivem com esse seleto e educado publico que freqí¼enta essa cidade não só no verão, consumindo e pagando seus impostos, talvez até mais em dia do que muitos burgueses falidos e preconceituosos que vivem de uma lembrança dos áureos e arcaicos tempos em que ter uma religião, cor ou opção sexual diferente era motivo de vergonha!

 

   Sandro Lopes              


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados