Plano sugere Gastronomia e Belezas Naturais como diferenciais turí­sticos de Torres

27 de novembro de 2009

 

 

 

Buscar famí­lias que valorizam estes quesitos agora é o norte  do trade do turismo da cidade

 

   

Ser reconhecida como Destino Turí­stico com grande beleza natural, oferecendo opçíµes para toda a famí­lia, com destaque para gastronomia diferenciada de frutos do mar, atividades de lazer junto í  natureza e eventos turí­sticos, primando sempre pela qualidade dos atrativos e serviços, resguardando a segurança pública

   

Esse foi o texto redigido e escolhido como a Missão do turismo da cidade conforme grupo de forte interveniência no setor que trabalha junto em Torres formado por empresários de hotéis, restaurantes, pousadas, artesanato e agências de viagens de Torres, que, em parceria com a secretaria de Turismo da cidade e o SEBRAE RS se reuniram sistêmica e ideologicamente durante 4 meses, de 20 em 20 dias, durante 8 horas e em regime de imersão com objetivo de construir um caminho saudável, coerente e focado para que o trade do turismo local trabalhasse a partir disto de forma integrada e organizada e sem dispersão de esforços.

 

Na segunda-feira passada (23) os organizadores em conjunto apresentaram para empresários e autoridades publicas e privadas o resultado do trabalho, que além de definir a missão, elencou várias tarefas em um plano de açíµes de curso e médios prazos para que seus objetivos comessem a colher os frutos.

 

Conforme informaram na abertura da apresentação os representantes do grupo, o trabalho coordenado por consultoria do Sebrae RS visa a divulgação de metas e busca de novos empreendedores interessados no projeto Turismo Torres, além do foco que um plano estratégico proporciona para a tomada de decisão, tanto de entes públicos quanto privados. O resultado apresentado foi formatado após feita análise pelo grupo do ambiente interno e externo da cidade, da concorrência, dos pontos fortes locais e dos pontos fracos da cidade perante outros destinos considerados concorrenciais pelo grupo.

 

   

Padronização de comunicação e aumento de divulgação

 

   

O que o grupo resumiu como plano de açíµes já em implantação atualmente fortalece a harmonia e padronização da forma de se comunicar com os turistas em vários meios de comunicação, que vão desde placas em estrada, mensagens em folheteria, passam por inclusão da cidade em jornais e revistas e encerram com uma marca que acabará sendo a padrão da cidade e estará junto com todos os materiais de divulgação de Torres conforme sugestão do grupo de trabalho.

 

O aumento já em andamento de instrumentos de divulgação da cidade, como, por exemplo, os cadernos, atualmente sendo veiculados encartados em Zero Hora, a revista colorida da cidade ao invés de folhetos simples, também já sendo distribuí­da, e outras formas de divulgação do destino Torres como a criação de um site, dentre outros instrumentos, foram os projetos que protagonizaram as definiçíµes turí­sticas da cidade.

 

Um City Tour já programado para iní­cio de dezembro também inaugura uma nova forma eleita pelo grupo para divulgar pacotes e roteiros que incluam Torres e seus roteiros internos no turismo emitivo de agências do RS e do Brasil.

 

Qualitativamente, o trabalho do grupo se resumiu em manter diferenciais competitivos baseados na natureza, na gastronomia e na boa infraestrutura da cidade, além de qualificar o atendimento de todos os atendentes de Torres através de projeto junto aos comércios, hotéis e restaurantes. Ainda neste ano será feito um trabalho parecido com o City Tour, mas com atendentes internos de todos os setores da cidade. O Objetivo é o de que os atendentes saibam responder as perguntas dos turistas sobre a cidade sem pestanejar.

 

   Posiçíµes de autoridades públicas do encontro incentivam

 continuidade do trabalho

 

   

O secretário de Turismo Roniel Lumertz apresentou um projeto já em andamento do Estado de Sergipe como uma espécie de Benchmark da cidade, qual seja, um modelo que poderá servir a seguir para a continuidade da padronização e multiplicação de açíµes de marketing do turismo de Torres. Já o prefeito João Alberto Cardoso elogiou a postura dos empreendedores e do secretario de Turismo em implementar um instrumento próximo ao planejamento estratégico como forma de organização do trade de turismo de Torres.  O prefeito sugeriu que o grupo criasse metas quantitativas para medição dos resultados do trabalho. Ele apresentou sucintamente o plano de trabalho estratégico da prefeitura para os 4 anos de seu governo como um exemplo a ser seguido.

 Estavam presentes na apresentação vários secretários e gerentes do governo municipal além de dirigentes de inúmeras entidades privadas da cidade.    .


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados