Buscar famílias que valorizam estes quesitos agora é o norte do trade do turismo da cidade
Ser reconhecida como Destino Turístico com grande beleza natural, oferecendo opçíµes para toda a família, com destaque para gastronomia diferenciada de frutos do mar, atividades de lazer junto í natureza e eventos turísticos, primando sempre pela qualidade dos atrativos e serviços, resguardando a segurança pública
Esse foi o texto redigido e escolhido como a Missão do turismo da cidade conforme grupo de forte interveniência no setor que trabalha junto em Torres formado por empresários de hotéis, restaurantes, pousadas, artesanato e agências de viagens de Torres, que, em parceria com a secretaria de Turismo da cidade e o SEBRAE RS se reuniram sistêmica e ideologicamente durante 4 meses, de 20 em 20 dias, durante 8 horas e em regime de imersão com objetivo de construir um caminho saudável, coerente e focado para que o trade do turismo local trabalhasse a partir disto de forma integrada e organizada e sem dispersão de esforços.
Na segunda-feira passada (23) os organizadores em conjunto apresentaram para empresários e autoridades publicas e privadas o resultado do trabalho, que além de definir a missão, elencou várias tarefas em um plano de açíµes de curso e médios prazos para que seus objetivos comessem a colher os frutos.
Conforme informaram na abertura da apresentação os representantes do grupo, o trabalho coordenado por consultoria do Sebrae RS visa a divulgação de metas e busca de novos empreendedores interessados no projeto Turismo Torres, além do foco que um plano estratégico proporciona para a tomada de decisão, tanto de entes públicos quanto privados. O resultado apresentado foi formatado após feita análise pelo grupo do ambiente interno e externo da cidade, da concorrência, dos pontos fortes locais e dos pontos fracos da cidade perante outros destinos considerados concorrenciais pelo grupo.
Padronização de comunicação e aumento de divulgação
O que o grupo resumiu como plano de açíµes já em implantação atualmente fortalece a harmonia e padronização da forma de se comunicar com os turistas em vários meios de comunicação, que vão desde placas em estrada, mensagens em folheteria, passam por inclusão da cidade em jornais e revistas e encerram com uma marca que acabará sendo a padrão da cidade e estará junto com todos os materiais de divulgação de Torres conforme sugestão do grupo de trabalho.
O aumento já em andamento de instrumentos de divulgação da cidade, como, por exemplo, os cadernos, atualmente sendo veiculados encartados em Zero Hora, a revista colorida da cidade ao invés de folhetos simples, também já sendo distribuída, e outras formas de divulgação do destino Torres como a criação de um site, dentre outros instrumentos, foram os projetos que protagonizaram as definiçíµes turísticas da cidade.
Um City Tour já programado para início de dezembro também inaugura uma nova forma eleita pelo grupo para divulgar pacotes e roteiros que incluam Torres e seus roteiros internos no turismo emitivo de agências do RS e do Brasil.
Qualitativamente, o trabalho do grupo se resumiu em manter diferenciais competitivos baseados na natureza, na gastronomia e na boa infraestrutura da cidade, além de qualificar o atendimento de todos os atendentes de Torres através de projeto junto aos comércios, hotéis e restaurantes. Ainda neste ano será feito um trabalho parecido com o City Tour, mas com atendentes internos de todos os setores da cidade. O Objetivo é o de que os atendentes saibam responder as perguntas dos turistas sobre a cidade sem pestanejar.
Posiçíµes de autoridades públicas do encontro incentivam
continuidade do trabalho
O secretário de Turismo Roniel Lumertz apresentou um projeto já em andamento do Estado de Sergipe como uma espécie de Benchmark da cidade, qual seja, um modelo que poderá servir a seguir para a continuidade da padronização e multiplicação de açíµes de marketing do turismo de Torres. Já o prefeito João Alberto Cardoso elogiou a postura dos empreendedores e do secretario de Turismo em implementar um instrumento próximo ao planejamento estratégico como forma de organização do trade de turismo de Torres. O prefeito sugeriu que o grupo criasse metas quantitativas para medição dos resultados do trabalho. Ele apresentou sucintamente o plano de trabalho estratégico da prefeitura para os 4 anos de seu governo como um exemplo a ser seguido.
Estavam presentes na apresentação vários secretários e gerentes do governo municipal além de dirigentes de inúmeras entidades privadas da cidade. .