Por Fausto Junior
_______________
Na penúltima sessão antes do recesso parlamentar, realizada na segunda-feira (21/12), vereadores que tiveram espaço de tribuna dividiram seus pronunciamentos entre temas políticos e expressíµes de espírito Natalino e de confraternização entre todos.
Mesmo um dia antes de haver uma Audiência Pública para receber emendas e sugestíµes de movimentos sociais de Torres para que constem, aumentem ou sejam suprimidos da LOA (Lei do Orçamento Anual) de 2016 “ que será votado na última sessão de 2015 da Câmara, em 28 de dezembro “ os assuntos foram divididos. Críticas da oposição ao governo Nílvia foram amenizados por discursos de final de ano da base do governo no poder.
Marcos critica prefeitura por confundir torrenses
O vereador Marcos Klassen (PMDB) criticou, em seu espaço de tribuna, os depoimentos da prefeita Nílvia Pereira para a imprensa estadual, quando sugeriu que iria implantar o rodízio de carros em Torres para melhorar o trânsito. Para Marcos, isto só confunde a população que já foi confundida por conta da tentativa abortada pela justiça da implantação do Estacionamento Rotativo, criticou o parlamentar oposicionista. Mas Klassen elogiou publicamente em seu discurso, a secretaria de Obras do governo Nílvia, por ter atendido seu pedido para arrumar os postes e a iluminação do Calçadão da Praia da Cal.
Alessandro manteve clima político e desejou sorte aos torrenses
O vereador Alessandro Bauer (PMDB) manteve seu discurso político. Após outras criticas mais pontuais, criticou o que chama de caminho mais fácil optado pelo governo Nílvia, ao não realizar a obra do Acesso Sul, quando já havia até recursos para tal.
Vi que é possível, sim fazer a estrada da entrada do sul sem retirar a adutora de água. A Corsan mostra que dá para somente proteger os canos, afirmou o vereador da oposição. Infelizmente, não teremos uma obra que realmente resolveria o problema do fluxo de carros na cidade, além de fomentar o desenvolvimento de bairros que estão necessitando, como Faxinal, Campo Bonito e as Praias do Sul, continuou. Desejo muita sorte para este governo no poder, pois já mostrou que não tem competência para administrar, encerrou Alessandro.
Machado quer mais olhar aos velhinhos da sociedade
O vereador Machado (PT) pediu mais atenção aos velhos da sociedade em geral. Ele chamou os idosos em muitos casos de Os Invisíveis. Para o vereador, os mais jovens em muitos casos não valorizam o protagonismo vital que as pessoas idosas tiveram em suas vidas. Reclamou que, quando seus Velhinhos (pais, parentes ou amigos) se tornam mais velhos, em muitos os deixam largados. Tem casos que conheço de velhos que dormem em peças separadas por serem doentes ou atrapalharem os mais moços, reclamou Machado. Em outros casos são deixados em asilos, sem receber visitas dos parentes, reclamou. Desejo que o setor público chame mais a atenção da sociedade para a importância do respeito ao legado dos mais velhos, encerrou o vereador.
Tubarão reclama das obras das praças
O vereador Tubarão (PMDB) concordou com seu antecessor de tribuna (Machado). Ele exemplificou um caso onde um velhinho, aqui na SLAVE (Sociedade Lar dos Velhinhos), em Torres, disse para ele que ‘a Família era tudo na vida’. Imagina o que pensa um velhinho, solto numa casa sem a família, quando ele mesmo acha que a família é tudo? Triste isto, disse Tubarão.
Mas o vereador da oposição reclamou com força das obras inacabadas das praças centrais em pleno início de temporada de verão. Venderam sonhos para os torrenses, mas agora a Praça Pinheiro Machado mais parece preparada para plantio de feijão", ironizou, brabo, o parlamentar.
Jeferson faz balanço positivo do PTB na Ação Social
O vereador Jéferson (PTB), em seu discurso, elogiou as conquistas sociais dos torrenses por conta do trabalho da secretária da Ação Social e Direitos Humanos, Gisa Nascimento. Atendemos bem as famílias, mesmo com poucos recursos e projetamos implementar um projeto de apoio aos idosos de Torres em 2016, pois a participação relativa destas pessoas vem crescendo e o que o poder público tem de dar a eles é qualidade de vida, comemorou o vereador.
Professora Lú deseja Natal Cristão, independente de religião
A vereadora Professora Lú (PT) utilizou seu espaço para desejar um Natal do Menino Jesus para todos. Ela disse que a passagem de Jesus na Terra, independente da religião, deveria ser respeitada. Lembrou que ela mesma não é católica, mas que respeita a lembrança do legado cristão para a humanidade.
Mas Lú deu uma alfinetada na oposição, criticando uma CPI que foi instalada na Câmara, para investigar a contratação de uma obra do governo de seu PT, no poder. Tem gente que pede CPI sem ter tem nenhuma prova, ironizou.


