A condecoração é a mais alta distinção outorgada pela Associação Brasileira de Municípios. Simone Mariano da Rocha recebeu a honraria em nome do MP gaúcho, pelo reconhecimento ao trabalho do Ministério Público que, a partir de 1988, tem contribuído muito no combate í corrupção e transparência no País.
O evento, que tem como tema A municipalização dos serviços públicos, seus avanços e desafios também homenageou a governadora Yeda Crusius, o presidente do Tribunal de Justiça, representado pelo presidente do Conselho de Relaçíµes Institucionais e Comunicação Social, desembargador Voltaire de Lima Moraes, o presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Porfírio Peixoto.
Simone Mariano da Rocha salientou que o tema do Congresso é relevante ao Ministério Público, que tem dado ênfase a sua atuação na área, não apenas de forma repressiva, mas, sobretudo, propositiva. Honra-me, em representando nossa Instituição e colegas, receber o reconhecimento de estar o MP mais próximo dos municípios e trabalhando na educação e orientação para boas administraçíµes, disse a Procuradora-Geral de Justiça.
A Chefe do Ministério Público destacou, ainda, que diariamente Promotores de Justiça se engajam na busca da otimização da saúde, educação e saneamento disponibilizados í população, atuando muitas vezes como elos de ligação entre os entes públicos e iniciativa privada. Estamos sempre atentos í cidadania e também a realidade atual e incontroversa dos municípios e da sociedade, que experimentam profundas transformaçíµes