Por Roni Dalpiaz
_____________
Corredores lotados de alunos observando obras de arte. Não, não é uma visita ao museu, é um passeio pela própria escola, é projeto Aqui tem Arte.
O projeto cultural Aqui tem Arte é um dos oito projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais e financiado pelo FUMCULTURA, e consiste no desenvolvimento e implantação de uma exposição itinerante, oficinas de arte e um concurso e salão de arte nas escolas do município de Torres. O principal objetivo deste projeto é o de levar a arte aos alunos das escolas do ensino fundamental, mostrando a arte ao longo dos anos no mundo, no país, no estado e no município. Mostrar também os principais estilos e técnicas de pintura através das pinturas dos principais artistas plásticos mundiais, brasileiros, gaúchos e torrenses.
Despertar o interesse do aluno do ensino fundamental para a arte por meio de uma experiência prática, fazendo ele vivenciá-la. Este projeto surgiu a partir da constatação de que a arte está cada vez mais distante da população e quanto menor o núcleo populacional, mais distante fica. Esta distância não é apenas física, é muito mais que isso. Com o passar dos anos o olhar e a atenção as artes plásticas foram diminuindo e até mudando de enfoque. As crianças e os adolescentes estão distanciadas de museus de arte e de exposiçíµes de arte em geral. Grande parte por distâncias que se interpíµem como barreira e outras vezes por puro desinteresse ou falta de informação. As escolas podem ser grandes aliados nessa recondução dos nossos jovens ao prazer da apreciação da arte. Além de incentivar a arte através de disciplinas como educação artística e história, a escola pode se tornar uma grande galeria de arte. O projeto Aqui tem Arte quer ser o condutor deste processo ligando os três elementos: o aluno, a escola e a arte plástica.
Salão de arte em dezembro
A primeira escola contemplada pelo projeto foi a Escola Municipal Fundamental Santa Rita, onde o artista plástico responsável pelo projeto, Roni Dalpiaz, apresentou a exposição de arte e ministrou a primeira oficina de arte. A outra escola participante é a Escola Alcino Pedro Rodrigues que receberá o projeto no mês de novembro. Como contrapartida para este projeto, o artista plástico responsável, levará a exposição itinerante para o Presídio Estadual Feminino de Torres proporcionando í s presidiárias vivenciar um pouco de arte.
O projeto tem como desfecho o Salão de Arte que será realizado em dezembro no Centro Municipal de Cultura e que terá como participantes os vencedores dos concursos internos nas duas escolas. Neste salão teremos os três vencedores que receberão como premiação materiais de pintura que servirão de estímulo para o desenvolvimento dos artistas.


