Projeto traráEscola Popular de Música e oficinas de Taekwondo para jovens torrenses

7 de agosto de 2015

 

Prefeitura já possui parte dos instrumentos a serem usados no projeto musical  

 

Por Guile Rocha

_____________

 

Uma ótima notí­cia para Torres, e um grande incentivo para a participação dos estudantes no contexto da música e do esporte: Já foi aprovado pela prefeita Ní­lvia Pereira, em conjunto com a Secretaria de Cultura e Esporte de Torres, um projeto para a efetivação de uma escola popular de música de concerto – juntamente com oficinas de taekwoondo – para jovens do municí­pio. Trata-se de um belo projeto elaborado pelo Júlio Taekwondo Clube – intitulado "Integração Musi & Tae – O Caminho dos Pés, das mãos e do coração" – que foi   aprovado este ano junto ao Funcondica (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Segundo ressalta Débora Fernandes – diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte -este projeto será formado por estudantes das escolas torrenses entre 10 e 17 anos – há vagas para 100 alunos na escola de música e para outros 50 na oficina de Taekwondo. "Uma verba de R$ 25 mil já foi aprovada para este projeto (como para outros projetos aprovados junto ao Funcomdica)". E nesta segunda-feira (10) o Musi & Tae já estava sendo apresentado nas escolas da cidade, atraindo a atenção de muitos jovens interessados em participar. As atividades estão previstas para ocorrer no Centro Municipal de Cultura

 

Da futura escola de música a uma orquestra infantojuvenil

 

 Conversamos  o mestre em música Luí­s Fernando Rayo, pianista e escaletista torrense – além de um dos futuros professores nesta Escola Popular de Música. Ele ressalta que a integração entre esporte (taekwondo) e cultura (música de concerto), proposta no projeto ‘Musi & Tae’ é essencial para tirar os jovens da ociosidade e trazê-los para um novo mundo de possibilidades. Mas ele fala mais especificamente sobre a escola de música – que, afinal, é sua área de atuação.

Luí­s Fernando conta que os alunos que se interessarem pelo projeto terão três áreas musicais para escolher: 1) cordas; 2) teclas e sopros; 3) percussão. "Cada uma destas áreas terá um professor especí­fico. A previsão é de que, após o treinamento na escola de música, os mais preparados (destes instrumentistas infantojunevis) participem de uma orquestra municipal de música popular – que será formada por dezenas de escaletas, violinos, flautas doces, violíµes e percussão completa", explica Luí­s Fernando, ressaltando ainda o protagonismo da escaleta – uma espécie de teclado de sopro – na formatação do projeto musical: "A escaleta foi posta em evidência como um instrumento de musicalização importante, e que deverá ser uma das bases da orquestra, pois trata-se de um instrumento de fácil aprendizagem e que pode ser adquirido por um preço relativamente barato".

 A Diretora de cultura do municí­pio indica que alguns instrumentos precisarão ser adquiridos para a efetivação completa do projeto. Mas ela ressalta que há vários instrumentos que fazem parte do patrimí´nio do municí­pio e serão cedidos para o "Musi e Tae" – numa gentileza da Secretaria Municipal de Ação Social. "Estes instrumentos apenas precisam ser afinados ou passar por manutenção para que sejam novamente utilizados pelos alunos do projeto", finaliza Débora Fernandes.

 

Outros projetos conveniados no Funcomdica

 

 O "Musi & Tae – O Caminho dos pés, das mãos e do coração", é apenas um dos projetos   da sociedade civil aprovados neste ano e que usarão recursos do Funcomdica para sua efetivação. Confira na sequência outros 5 projetos que serão patrocinados pelos recursos do fundo: 1)Associação Torrense de Handebol “ Crescendo com o Handebol “ Núcleos Esportivos; 2)Associação Koi “ A clí­nica do Possí­vel – Musicarte; 3) Sociedade Onda Verde “ Guardiíµes da Praia “ Construindo História. 4) Associação Cí­rculo de Pais e Mestres da E.M.F. Prof. Manoel Oliveira Carneiro “ Acolher Taekwondo e 5) Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Faxinal “ Cultura e Esporte no Faxinal.

O valor total disponibilizado para os projetos do Funcomdica é de R$ 254 mil neste ano de 2015. Os recursos são disponibilizados "para o desenvolvimento de açíµes destinadas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social de forma a fortalecer os ví­nculos familiares e comunitários".

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados