Por Maiara Raupp
_______________
Na manhã desta quinta-feira, 19 de novembro, o vereador Gimi Vidal (PMDB) entregou para a prefeita de Torres, Nílvia Pinto Pereira, e para a secretária da Educação, Liliane Gallio, o abaixo assinado que reivindica a garantia de manutenção do serviço público oferecido, durante o mês de janeiro, nas escolas infantis (creches) no chamado Projeto Verão.
De acordo com o vereador, na oportunidade foi garantida a permanência para as crianças que já possuem vaga no sistema ou para aquelas que os pais precisam (em virtude de trabalharem na temporada). Fiquei satisfeito com o empenho do executivo, através da secretaria da Educação, para resolver antigo pleito. A secretária Liliane colocou-se í disposição para solucionar qualquer problema nessa área. Além disso, garantiu o serviço aos já matriculados que necessitarem da permanência nesse período. Aproveitei a ocasião e solicitei também, com a maior brevidade, mais vagas para as crianças que estão na fila esperando acesso a esse serviço público, que acredito ser um dos mais essenciais, afirmou o vereador.
Gimi chamou atenção ainda para a responsabilidade no uso das vagas. Temos que ter consciência que esse espaço, durante esse período, deve ser utilizado realmente por aqueles que necessitam da vaga. Além disso, é importante o convívio familiar para as crianças, pelo menos durante um mês ao ano, concluiu ele.
Projeto Verão – Pela legislação federal, no período das férias escolares, as creches devem trocar o caráter educacional por políticas públicas de saúde, recreação e lazer, no mesmo espaço e horário em que as crianças eram atendidas até o momento. Em funcionamento conforme determinação do Ministério da Educação, o Projeto Verão não sofrerá alteraçíµes. As atividades do projeto, que serão promovidas entre os meses de dezembro e janeiro pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Ação Social, acolherão cerca de 600 crianças dentre as mil atendidas nas creches municipais durante o ano. De acordo com a responsável pela educação infantil, Eliana Rosa, das nove creches em funcionamento, seis realizarão o Projeto Verão.
Eliana informou ainda que os requisitos de seleção para as vagas seguirão os utilizados pela secretaria de Assistência Social, ou seja, aqueles em situação de vulnerabilidade social. Estaremos atentas na triagem e acompanhando de perto o aproveitamento das vagas, já que existem pais que ocupam a vaga, mas levam a criança para a creche apenas uma vez por semana. Seremos rígidos com esses pais faltosos, garantiu a educadora.


