"Compartilhar: esse éo segredo para o sucesso na nova era"

20 de junho de 2016

 

Fundador da Mormaii fala sobre os segredos da empresa e qual a chave do sucesso para o novo tempo


Afirmação foi feita pelo fundador da Mormaii durante palestra realizada no último dia 09, na Ulbra Torres

 

Por Maiara Raupp
________________
 

Quando você pensa no Ní“S, você já sai ganhando. Se você pensa somente em você, nada dará certo. Quanto mais eu dou, mais eu ganho. Quanto mais eu tiver parceiros, maior fica meu negócio. Quem sacar isso vai evoluir. Esse é o segredo para o novo tempo, afirmou o fundador da Mormaii, Marco Aurélio Raymundo, mais conhecido como Morongo, na última quinta-feira (9), no Centro de Eventos da Ulbra Torres, durante palestra sobre empreendedorismo e modelos de negócios promovida pela agência Aqua.
De acordo com o empreendedor, o desafio é deixar de lado o egoí­smo, a ambição, o querer mais e mais. Tem que desapegar. Não querer incorporar, comprar, querer tirar vantagem. Mas sim repartir, fazer parcerias, doar. O resto é consequência, garantiu o empresário. Formado em medicina, Morongo chegou a Garopaba há 40 anos e mudou a comunidade local ao montar um império surfwear e de artigos esportivos, que hoje é vendido em 70 paí­ses e possui mais de 10 mil colaboradores. Além disso, com seu método inovador de gestão, doou partes de sua empresa para seus funcionários.
 

MAR e Filosofia de trabalho  

Durante a palestra, Morongo chamou atenção ainda para a palavra MAR. Na sua concepção, tudo vem do MAR, inclusive sua forma de levar os negócios e a vida. A palavra MAR para ele significa Motivação, Ação e Resultado. Não podemos começar um negócio já almejando resultados. O mais importante é a Motivação. íˆ ela que vai te dar forças para enfrentar os desafios. Depois vem a Ação. Se não estiver atento í s oportunidades e agir no momento certo, não conseguirá alcançar os Resultados, explicou ele.
Apesar de liderar uma empresa competitiva, que cresce 10% ao ano e se espalha pelo mundo, Morongo não trabalha 15 horas por dia, seis dias ou mais por semana. Costuma tirar folgas prolongadas e viajar para lugares paradisí­acos, como Tailândia e Havaí­. Nunca deixou de alternar o escritório com a praia. O segredo? Eu consigo delegar. í€s vezes fico dois meses viajando e encontro a empresa melhor do que deixei. Se você der espaço para as pessoas crescerem, pode se surpreender com elas, porque dar espaço é dar liberdade, e isso induz í  criatividade, afirmou ele, acrescentando ainda que empresas nada mais são que pessoas. Administrar empresas é administrar pessoas. E a medicina me ajudou nisso. Eu sempre consegui colocar as pessoas certas nos lugares certos, assegurou.
A flexibilidade do horário de trabalho é uma marca da Mormaii. Conforme Morongo, os funcionários têm autonomia para planejar a rotina e, se o mar estiver bom para o surfe, chegar mais tarde ou sair mais cedo para aproveitar as ondas. Minha preocupação passa pela qualidade de vida, informou ele, explicando que sua prática de gestão é como a filosofia hippie. O mundo é dividido entre Yin e Yang. O primeiro (mulher) é cooperativo, pacifista e conservador. O segundo (homem), agressivo, competitivo e expansivo. O desafio é percorrer o caminho do meio, o equilí­brio, que é o que perseguimos na nossa empresa, concluiu Morongo.

 

 

 

 

 

 

 

   


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados