Rede municipal retorna í s aulas e crianças de 5 anos são acolhidas como novidade


Cerca de 1.700 alunos da rede municipal de Ensino Fundamental retornam í s aulas nesta segunda-feira (1 º/3), em Torres. O número não está consolidado, pois ainda há fluxo de novos alunos em março, de acordo com a secretária da Educação, Léa Gálio Grí¼ndler. Ela justifica que a procura pelas escolas municipais é resultado do bom ensino oferecido. O ensino fundamental mantido pela Administração Municipal é o melhor do Litoral Norte e está entre os 700 melhores do Brasil de acordo com o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo ao ano de 2007.
Um dos motivos para esse êxito foi í implantação em Torres do ensino fundamental a partir dos seis anos de idade. O município, pioneiro no Brasil, já realiza essa atividade desde 2006 e atende atualmente cerca de 400 estudantes. Os professores são capacitados na teoria Pós-Construtivista, podendo alfabetizar crianças a partir dos seis anos. E os resultados são satisfatórios. Já no primeiro ano é possível alcançar um índice de 99% de alfabetização, explica a secretária. Podem ingressar no primeiro ano, crianças que completam seis anos até o dia 30 de abril.
Atualmente a rede municipal de ensino tem oito escolas de Ensino Fundamental, sendo que uma está sendo ampliada. Há ainda outra escola em construção no bairro Campo Bonito, com previsão de término da obra para o segundo semestre de 2010. A rede municipal oferece aos alunos atendimento psicológico, social, oftalmológico e alimentação nutritiva e balanceada. A SME de Torres também é responsável pelo transporte escolar diário de quase três mil alunos, nos três turnos. Além dos alunos da rede municipal, também são transportados os alunos da rede estadual. O transporte é realizado através de veículos próprios da secretaria, linhas contratadas através de licitação e distribuição de passagens para í´nibus coletivos.
Cidade inova e algumas escolas recebem
alunos com cinco anos de idade
Torres é um dos primeiros Municípios da região a implantar na Rede de Ensino Fundamental o atendimento para alunos com cinco anos de idade. As turmas foram criadas nas escolas Alcino Pedro Rodrigues, Zona Sul, Mampituba e Manoel Oliveira Carneiro. Estima-se que aproximadamente 200 alunos desta faixa etária estão ingressando nas escolas da rede a partir de 1 º de março.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Lea Gállio Grí¼ndler, está é uma determinação do MEC e o município só ganha com a adequação. Passaremos a receber na educação básica alunos mais preparados, prontos para a alfabetização. Com isso ganhamos tempo e aumentamos ainda mais a qualidade do ensino na rede municipal, diz.