Regiões semiáridas produzem melhor com agroecologia

16 de maio de 2016

Agrí´nomo André Luiz Gonçalves realizou pesquisa em região semiárida da índia

Pesquisa realizada por agrí´nomo da ONG Centro Ecológico na índia mostra vantagens de técnicas como a policultura e adubação orgânica

 

Por Litoral Ecológico

_________________

Dados preliminares de uma pesquisa iniciada no mês passado revelaram que, mesmo em uma situação de seca e imprevisibilidade climática, as famí­lias agricultoras que usam técnicas agroecológicas apresentam melhores condiçíµes de renda e segurança alimentar. A informação é do professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Santa Rosa do Sul e colaborador da ONG Centro Ecológico, André Luiz Gonçalves. Entre   1 e 23 de abril, o agrí´nomo André Luí­z esteve na Alemanha e na índia, para ajudar a preparar a pesquisa sobre o impacto da agroecologia   na vida dos agricultores e agricultoras de regiíµes semiáridas da índia, Senegal e Brasil que recebem apoio da agência de cooperação internacional Misereor (ligada í  Igreja Católica Alemã).
Na índia, André visitou cinco famí­lias no estado de Maharashtra, na cidade de   Osmanabad, região que há três anos está numa situação de seca muito séria. Nessas visitas, o pesquisador constatou que as famí­lias que adotam policultivos, adubação orgânica e "todo o conjunto de técnicas preconizadas pela agroecologia", tem mais elementos para construir sistemas resilientes, que podem absorver melhor os impactos das mudanças climáticas, como excesso ou falta de chuva, altas temperaturas, entre outros fatores. Na índia, a pesquisa comparativa abrangerá 200 famí­lias da agricultura convencional e 200 da agroecologia.
A pesquisa faz parte de um projeto de desenvolvimento da Misereor em várias partes do mundo. Conforme André, Senegal, índia e Brasil foram escolhidos em função de suas posiçíµes estratégicas em seus respectivos continentes."O Brasil também por ter uma área de agricultura relativamente grande em região de semiárido", explicou.   As regiíµes semiáridas são caracterizadas pela falta de água em certos perí­odos do ano. No Brasil, abrange desde parte do norte de Minas Gerais até o Nordeste. No Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina, o professor também tem planos de fazer uma pesquisa relacionada ao assunto.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados