Rio Grande do Sul implanta Plano de Ar, Clima e Energia em parceria com franceses

25 de março de 2010

O governo do Estado do RS por intermédio da Fepam assinou na terça-feira (23), convênio de cooperação pioneiro com o governo francês, através da Agência de Meio Ambiente e Gestão de Energia francesa “ ADEME e seus parceiros Environconsult, Voltalia,   Atmopaca “ Qualité   de l ´Air   e Engebio para a elaboração e implementação em 16 meses do Plano Integrado de Clima, Ar e Energia em todo o Rio Grande do Sul.  

A assinatura teve a presença do secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado; da diretora presidente da Fepam, Regina Telli e da equipe francesa, liderada por Olivier Decherf, coordenador do projeto e diretor da Enviroconsult.

 O objetivo é a integração da gestão da energia e da redução das emissíµes de gases de efeito estufa nos planos tradicionais de gestão da qualidade do ar, mediante visão e desenvolvimento organizado de energias renováveis no Estado, com apoio financeiro da Direction Générale du Trésor et la Politique í‰conomique, da ADEME, do Governo francês e do Governo do Estado, pela Fepam.

A implementação ocorrerá em três fases, sendo que a Fase I prevê Plano de Gestão da Qualidade do Ar, que já está em andamento, através de uma auditagem da rede de monitoramento, estudo de otimização, plano de treinamento de pessoal e troca de experiência, através de um planto estratégico de redução da poluição atmosférica e melhorias na qualidade do ar.  

Na Fase II será realizado o diagnóstico das emissíµes de gases de efeito estufa do território gaúcho com a conseqí¼ente proposição de açíµes estratégicas visando a redução dos gases de efeito estufa mediante o balanço energético do Estado.  

O objetivo desta fase é o levantamento das emissíµes de Gases de Efeito Estufa por setor de atividade, avaliação do Potencial de Energias Renováveis do Estado, análise das vulnerabilidades do território í s Mudanças Climáticas com a inscrição do RS na dinâmica federal sobre mudanças climáticas.  

Também será efetuado estudo de adaptação potencial do método Bilan Carbone (inventário de carbono) previsto pela polí­tica nacional de mudanças climáticas prevista na Lei federal n. º 12.187/2009, com a realização de projetos pilotos na indústria.

   

Polí­ticas públicas de desenvolvimento sustentável

   

Na Fase III está prevista a integração possí­vel do Plano Ar, Clima e Energia í s polí­ticas públicas de desenvolvimento, com plano de comunicação em ní­vel territorial. O plano gaúcho é piloto e poderá ser adotado como modelo pelos demais Estados brasileiros.  

A parceria com o governo francês através da ADEME frutificou após a participação da Fepam na 23 ª Feira Internacional de Equipamentos, Tecnologias e Serviços de Meio Ambiente “ Pollutec, realizada em dezembro de 2008 em Lyon, na França. Em 2009 os contatos avançaram, por intermédio da assessora da presidência da Fepam, Maria Elisa Santos Rosa, visando a assistência técnica e financeira com a França para a realização deste estudo para o Estado do Rio Grande do Sul.

 Integram a equipe os franceses Olivier Decherf, diretor da Enviroconsult e do projeto; Etienne Vernet, encarregado do projeto para Voltalia e especialista em energias renováveis; Léo Genin, coordenador do projeto na França e Charlotte Raymond, coordenadora do projeto no Brasil, que já reside em Porto Alegre. Também integra a equipe Mario Saffer, diretor da Engebio, co-responsável na coordenação e consultor do plano no Estado.      


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados