Rotary de Torres entrega Mé rito Rotário e Reconhecimento Profissional 2016

15 de novembro de 2016

Por Redação A FOLHA
___________________

Na última segunda-feira, dia 7 de novembro, no De Rose Hotel, o presidente do Rotary Clube de Torres, Roniel Santos Lumertz e sua esposa, Daniele, coordenaram o jantar festivo da entidade que, anualmente, entrega duas homenagens do Rotary í  cidadãos torrenses: 1) o
Reconhecimento Profissional – dado á uma empresa e a um colaborador desta mesma empresa da cidade; 2) o Mérito Rotário, oferecido pelo clube de serviço local í  uma pessoa que prestou serviços importantes para a sociedade. Presentes no jantar, além de rotarianos e convidados do clube que são representantes da sociedade organizada, o governador do distrito 4670 (que o clube de Torres pertence) Oscar Seitz e sua esposa Nery.
 

Reconhecimento Profissional: ROSE E ELISí‚NGELA (Cantinho do Pescador)

FOTO: Homenageadas Rose e Elisângela (c) com diretoria do Rotary

 

O Reconhecimento Profissional de 2016 de Rotary Clube de Torres foi para Rose Meri Mesquita Carneiro, proprietária da empresa Restaurante Cantinho do Pescador. E Rosi escolheu a sua funcionária Elisângela da Rosa para representar a funcionária destaque (consequentemente também homenageada).
O restaurante Cantinho do Pescador nasceu em meados de 1973, fundado pelo o antigo e conhecido pescador torrense conhecido como Moa. E funcionava em um trailer lá onde hoje é o restaurante. Dez anos depois, em 1983, Moa transformou o trailer no que chamou de Cantinho de Palha. Mas em 1994, já cansado, o pescador e empreendedor decidiu arrendar seu restaurante para dois de seus garçons. Um deles era o esposo de Rose Mesquita. E foi a partir dai que a atual dona (e homenageada por Rotary) passou a fazer parte dessa história de sucesso. De faxineira e esposa de garçom foi ‘promovida’ a cozinheira e sócia do Cantinho do Pescador.
Em 1997, um acidente de trânsito causou uma reviravolta na vida de Rose. Ela perdeu o marido neste desastre e, consequentemente, teve de assumir a administração da empresa junto ao outro sócio. Dois anos depois, por indicação de uma tia que era funcionária do restaurante, Elizângela da Rosa, carinhosamente chamada de Janja (a outra homenageada) também começou a fazer parte da história do Cantinho. Foi contratada com apenas 15 anos para ser auxiliar de cozinha.   Foi passando por todos os setores do estabelecimento, sempre desempenhando muito bem todas as funçíµes e evoluindo em seu trabalho (conforme sua chefe, Rose). Em 2001 foi promovida a cozinheira do local.
Em 2005, mais um passo: Rose comprou a parte do sócio, tornando-se dona única do local. E no quadro se manteve e se mantém a funcionária e amiga Janja, que faz parte e toda a equipe de colaboradores administrado por Rose. Em 2007 o ambiente foi totalmente modernizado e se consolidou como parada obrigatória para turistas e visitantes. E Rose e a Janja seguem no comando da cozinha, sempre servindo a melhor casquinha de siri do litoral e proporcionando bons momentos a seus clientes.
O Cantinho do Pescador é um sucesso na cidade de Torres. O ponto é tão tradicional, que, além de turistas, diariamente grupos de amigos moradores de Torres lá se encontram para degustar os petiscos e as bebidas do local, sempre de qualidade.  Cabe salientar que o estabelecimento atua também como parceira em várias açíµes sociais na cidade de Torres em benefí­cio dos mais necessitados.
 

Mérito Rotário: PAULO AGUIAR (Café Rosenda)  

Homenageado Paulo Aguiar (e) com a famí­lia

O Mérito Rotário personalidade destaque do ano rotário 2016/2017 foi concedido a Paulo Esteves de Aguiar. Conforme afirma Rotary escolha esta feita por unanimidade entre os sócios do Rotary Clube de Torres. Por estar impossibilitado de comparecer por problemas de saúde, o homenageado foi representado por sua esposa, Vilma Rocha Aguiar; e seu filho Luiz Aguiar, parte da famí­lia que participou da bonita história de Paulo Aguiar em Torres.
Paulo Esteves de Aguiar nasceu em Praia Grande (SC), mas fez suas história aqui em Torres, se destacando como cidadão torrense participativo no desenvolvimento de todo o municí­pio. Juntamente com seu pai, Altemar Esteves de Aguiar, em 1960 trouxe para Torres as instalaçíµes da Indústria de Torrefação e Moagem de Café Rosenda, fundada em 1938 lá em Praia Grande.  Com a empresa veio  criação de emprego, renda e impostos para Torres. Juntamente com sua esposa Vilma, formou famí­lia aqui com cinco filhos.
Uma das marcas de Paulo Aguiar foi a doação de sacos de café í s famí­lias carentes que procuravam sua casa aqui, em épocas de necessidade. Sua esposa Vilma também era conhecida por servir refeiçíµes aos necessitados que iam pedir auxí­lio na morada da famí­lia na Rua Joaquim Porto, junto á Fábrica.
O Café Rosenda foi protagonista no setor aqui na grande Torres, incluindo municí­pios de Santa Catarina. Os restaurantes, bares e hotéis da região faziam questão de utilizar a marca para fazer o café e  servir aos clientes de seus estabelecimentos. Inclusive, veranistas e turistas Hermanos (Argentinos e uruguaios) e veranistas de Porto Alegre e da Serra se acostumaram a consumir o Café Rosenda quando estando em Torres. O aroma do café vindo da fábrica, que se espalhava pelo centro da cidade, tornou-se tradicional. O presidente de Rotary Roniel Lumertz, em seu pronunciamento na reunião festiva, lembrou que até hoje a sua famí­lia faz questão de utilizar o café Rosenda, mesmo sendo fabricado por outra famí­lia, de Terra de Areia. Roniel também lembrou, com afeto e orgulho, a importância de toda a famí­lia de Paulo Aguiar em sua vida, desde a infância.
Atualmente o homenageado está aposentado. Vive com a famí­lia em Torres, em uma casa na Estrada do Mar, no bairro Faxinal. Famí­lia esta que cresceu e, atualmente, Paulo possui (além dos cinco filhos) doze netos e seis bisnetos.

 


Tóten digital do Mérito Rotário propagará clube
 

Na mesma janta, o Rotary Clube apresentou uma inovação: trata-se de um Tóten (espécie de tribuna com tela acoplada) que, somente com toques na tela, mostrará aos espectadores a história do Mérito Rotário em Torres e a história do Rotary local.

Até então, os homenageados no Mérito Rotário eram fotografados e estampados em um quadro, que ficava em exposiçíµes itinerantes, o que necessitava de muito espaço. Agora, com o Totem do Rotary de Torres, o equipamento poderá ficar circulando por escolas, bancos, hotéis, sedes de entidades e locais públicos da cidade, aumentando sobremaneira a propagação do clube de serviços na sociedade torrense.

Em função deste belo trabalho, o Rotary também homenageou a Ulbra e os profissionais envolvidos no projeto.   O Diretor Social do clube, Mario Malmierca, entregou a homenagem de Rotary aos Alunos: Leonardo Teixeira, Heitor Pipet e Matheus Ruphental; ao Coordenador Adjunto do Curso de Informática Ramon Lummertz; a Coordenadora do Curso De Informática Adriana Bueno e a Diretora Geral do Campus da Ulbra de Torres, Débora Borges Tomaz.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados