Sem aporte da prefeitura de Torres, Municipal de Futebol não deve ocorrer em 2015

2 de setembro de 2015

 

Por Guile Rocha

_____________

 

Neste ano de 2015, não deve haver o tradicional Campeonato Municipal de Futebol em Torres.   Pelo menos não em seu formato usual como aconteceu no ano passado, iniciando no final de agosto e com apoio da prefeitura.

Acontece que, desde o dia 23 de junho, está em vigor em Torres o Decreto 153/2015 – do executivo municipal – que não deixa que as secretárias da prefeitura empreendam atividades que gerem qualquer custo. A medida, tomada como forma de economizar nos gastos, vigora pelo perí­odo de 100 dias – ou seja, até dia 3 de outubro. E a consequência é que o campeonato de futebol e outros eventos municipais não vão contar com o apoio do poder executivo.

O jornal A FOLHA conversou com a secretária de Cultura e Esporte em Torres, Maria Clarice Brovedan, que informou que o Decreto 153/2015 partiu da própria prefeita Ní­lvia Pereira, como medida para garantir a manutenção em áreas emergenciais, como saúde e educação. A secretária lamenta a situação, mas afirmou que, em outubro – após o final da vigência do decreto – ainda pode haver uma taça eliminatória de futebol com apoio da prefeitura.

A falta de verba da prefeitura para o Municipal de Futebol chegou também a pauta do legislativo torrense. No dia 10 de O vereador Jailton "Nego" Miguel (PC do B) pediu para que cerca de R$ 50 mil – parte das verbas que sobrarem no orçamento da Câmara – fossem aplicadas no campeonato. Segundo informou o assessor parlamentar Igor Beretta, a idéia foi aceita pelo presidente da Câmara, vereador Gimi Vidal (PMDB), e dependeria apenas de um acerto burocrático com a prefeitura para vigorar. Mas Igor Beretta afirma que – com setembro já começando – não haveria mais tempo para organizar um campeonato municipal bem elaborado para 2015.

 

Jogos amadores popularizaram

 

Com a falta do campeonato municipal de futebol, foram os jogos amadores – organizados pelos próprios times das categorias Veteranos (média de idade de 35 anos) e Coroas (Média de idade de 50 anos) – que assumiram o papel de destaque no futebol torrense.

Igor Beretta, um dos organizadores do campeonato, afirma que as partidas inicialmente eram apenas amistosos, mas que a elaboração de uma tabela acabou dando um tempero e uma dose de competitividade para os jogos. Com a popularização desta mesma tabela – e com a divulgação do campeonato pela imprensa -o Amador de Futebol assumiu outro patamar, e a ideia de Igor agora será realizar finais para definir um campeão ao certame.


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados