Sesquinho†abre as portas em Tramandaí
26 de março de 2010
A Escola de Educação Infantil da Unidade Operacional do Sesc Tramandaí “ Edifício Flávio Roberto Sabbadini, que abriu suas portas no dia 7 de março, já está em operação. As aulas no Sesquinho “ como a escola é conhecida nas outras 14 cidades onde está presente – começaram na segunda-feira (15/3) com 50 crianças entre 2 anos e 6 meses a 5 anos e 11 meses. Todas são beneficiárias do Programa de Comprometimento com a Gratuidade (PCG), através do qual terão subsidiadas integralmente mensalidades, uniformes, alimentação e material escolar. Ainda restam 30 vagas, que serão preenchidas pelos suplentes do sorteio realizado no dia 8 de março.
Na primeira semana atividade, por ainda se configurar período de adaptação, as crianças permanecem em companhia dos pais por duas horas na escola, mas, na semana seguinte, a carga horária começará a aumentar gradativamente até alcançar o período das 8h í s 17h30, com possibilidade de extensão por mais uma hora. Já tem pais que estão deixando os filhos e vindo buscar depois, relatou, ainda no segundo dia de atividades, a pedagoga da Escola, Queila Vasconcelos.
Filhos de comerciários são a maioria
Os alunos são, e sua maioria, filhos de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo com renda familiar de até três salários mínimos, um dos requisitos do PCG. No estabelecimento, os pequenos encontram infraestrutura de ponta para aprender as primeiras liçíµes por meio de atividades lúdicas e de integração. Localizada junto í unidade do Sesc, próxima ao Ginásio Gigantinho, a escola possui sala de soninho e multiuso, equipada com TV, DVD, aparelho de som e colchonetes. Há pátios aberto e coberto, quatro salas de aulas e banheiro e elevador para crianças com necessidades especiais. A procura é muito grande. A comunidade está muito interessada porque ficou impressionada com a estrutura, avalia Eliza Guedes Machado, gerente do Sesc Tramandaí.
Além dos bens materiais, a unidade conta com profissionais capacitados para levar aos alunos o aprendizado por meio de metodologias de ensino diferenciadas. Nós trabalhamos com uma perspectiva sócio-interacionista, respeitando as diferenças e singularidades das crianças. Além disso, nosso foco está na criança como sujeito do próprio aprendizado, explica Queila. A Escola Sesc de Educação Infantil em Tramandaí é a 15 ª no Estado. Mais informaçíµes podem ser obtidas pelo telefone (51) 3684-3736.


