Por Guile Rocha
_____________
Neste mês acontece o "Setembro Amarelo" – uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A campanha remete também ao 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, a campanha acontece no mês de setembro desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela, além de divulgação de informaçíµes sobre o assunto.
O vereador de Torres, Antí´nio Machado (PRB), lembrou sobre o assunto nesta semana, citando (na sessão da Câmara dos Vereadores) que o problema é local também: segundo ele, haviam ocorrido em Torres dois suicídios no período de apenas uma semana (entre 05/09 e 12/09)."O Brasil tem um número de suicídios muito alto. E há muito disso relacionado com a depressão, que penso ser o mal do século. Há momentos delicados quanto ao controle emocional e algumas pessoas acabam perdendo a esperança quanto a possibilidade de um amanhã melhor, o que acaba levando ao suicídio".
Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim í própria vida e desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. No Rio Grande do Sul, ocorrem (em média) 3 suicídios todo dia (conforme dados levantados pelo jornal Zero Hora) No entanto, em 9 de cada 10 casos é possível evitar (através da conversa, de conselhos e orientaçíµes) que esses pensamentos suicidas virem realidade (segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde).
Centro de Valorização a Vida – CVV
As pessoas que sentem haver, em casa, familiares com sintomas que pode estar demonstrando tendências suicidas ou tristeza profunda, podem ligar da região de Torres (e de graça) para o telefone 188. Este é o número do Centro de Valorização a Vida (CVV), programa de Prevenção do Suicídio que já vem atuando no Brasil há mais de cinco décadas.
O objetivo primordial do Programa é estar disponível para prestar apoio emocional í s pessoas que estão se sentindo propensas ou determinadas a praticarem o suicídio, ouvindo indivíduos que acreditam não haver ninguém disponível para aceitá-los e compreendê-los. Aqui em Torres, o CVV conta com um espaço físico (localizado junto a secretaria de ação social) e uma rede de atendimento atuando desde junho deste ano "A ligação é aní´nima (a pessoa não precisa se identificar, apenas contar seus problemas). í‰ um trabalho voluntário para ajudar ao próximo. E aqui em Torres segue o recrutamento de pessoas dispostas a ajudar com esta causa, atendendo as pessoas com problemas (como tristeza, depressão aguda e tendência suicida). O CVV de Torres vem atendendo bastantes ligaçíµes de todo o Brasil ( já que a rede 188 é integrada nacionalmente)", conclui Machado.
E neste último dia 10 de setembro, ocorreu evento na Praça XV de Novembro, em Torres, para lembrar do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O pessoal do CVV distribuiu material informativo e interagiu com o público presente.


