Site dádicas de segurança na Internet
3 de abril de 2010
Por Regina Di Neve (reginadineve@hotmail.com) com agências
A cada dia e cada vez mais cedo a Internet está ocupando um lugar privilegiado na vida social e afetiva das crianças e dos adolescentes. As agressíµes, abusos e violências praticadas por meio da Internet também estão invadindo o cotidiano desses jovens cada vez mais cedo, e mesmo sem contato físico, gerando graves conseqí¼ências psicossociais í s vítimas.
Sites de pornografia, incitação í homofobia, ao racismo, a intolerância religiosa, crimes contra a vida animal e atentatórios dos direitos humanos ainda pipocam pela rede disfarçados sob novas linguagens. Por isso, orientação, diálogo e conscientização continuam sendo as melhores práticas para se evitar que mais meninos e meninas tenham sua infância e seus direitos violados por pessoas mal intencionadas na Internet. Para ajudar na segurança na hora de navegar a Safernet Brasil, empresa formada por cientistas da computação, pesquisadores e por advogados, desenvolveu uma cartilha com dicas simples mas importantes para uma navegação segura.
A Safernet orienta também que os pais e as escolas ativem sempre o parental control de seus navegadores e que ensinem para as crianças que elas também devem ter responsabilidade sobre o que postam na rede. í€s vezes uma inocente foto pode cair nas mãos de pessoas mal intencionadas.
A cartilha alerta para que se pense muito bem antes de se publicar algo na Internet. Uma vez na rede, uma foto, um vídeo ou até mesmo um comentário, não tem mais dono, qualquer um pode ver, gravar e usar sem nosso controle. As informaçíµes podem ser mal interpretadas e usadas contra a pessoa que a postou. Os sites de jogos on line, que a princípio, permitem uma irresistível interação dos jogadores, podem viciar se não houver controle. Alguns estimulam a violência e a prática de crimes. Não se deve esquecer que do outro lado pode estar um ladrão disfarçado de jogador pronto para roubar dados e prejudicar outras pessoas. A dica é para que os jovens não se esqueçam dos esportes, da biblioteca e dos amigos.
Algumas dicas da Cartilha para se manter seguro
Seja responsável pelo que publica na rede. Lembre-se que a Internet não tem dono mas você poderá ser facilmente identificado pelo seu IP
Evite gravar suas senhas em computadores de cyber café e lan houses
Quando for inevitável fazer alguma transação bancária verifique se aparece um cadeado fechado na barra de navegação e se o endereço começa com http e não com https.
Use sempre o bloqueador de pop-up de seu navegador.
Leve sempre em consideração as mensagens geradas pelo navegador que aparecem em sua tela, pois elas podem ajudar a identificar um programa malicioso ou um site falso.
Não autorize a instalação de softwares de desconhecidos ou de sites estranhos.
Certifique-se de que o resultado da busca que está na tela é exatamente aquilo que você digitou.
A cartilha completa está disponível no site www.safernet.org.com e em caso de visualizar conteúdos suspeitos de violarem os direitos humanos denuncie em www.denuncie.org.br e bloqueie o endereço.


