Solidariedade e educação ambiental com tribo indí­gena torrense

15 de novembro de 2016


FOTO: Crianças da tribo também receberam camisetas e bonés do Projeto Praia Limpa

Um pequeno caminhão cheio de doaçíµes foi arrecadado para a tribo guarani Nhu Porã, em iniciativa da Praia Limpa e restaurante Cantinho do Pescador
 

Na manhã do dia 05/11, uma ação cidadã do Projeto Praia Limpa (Vinculada a AST – Associação dos Surfistas de Torres) foi concluí­da na Aldeia Indí­gena Nhu Porã, no km 07 da BR 101 (Bairro Campo Bonito, em Torres). Durante semanas, uma campanha em prol da comunidade guarani torrense foi realizada. E o resultado foi ótimo: as doaçíµes arrecadadas encheram um pequeno caminhão, na maioria com alimentos e agasalhos para a tribo.
Além da entrega das doaçíµes arrecadadas, uma palestra de educação ambiental também foi ministrada pelo professor Miguel Ayres, um dos idealizadores da iniciativa em prol da comunidade indí­gena. São mais de 25 famí­lias que habitam a aldeia, sendo que possui uma escola estadual (que precisa de reformas, conforme os organizadores da iniciativa). O próximo passo do Projeto é fornecer lixeiras para serem colocadas em pontos estratégicos da aldeia, aproveitando o resí­duo orgânico para as hortas,e direcionando o lixo seco para a usina de reciclagem local. Plantação de mudas de árvores nativas frutí­feras é outro ponto a se implementar.
"Depois de anos de luta, a aldeia conseguiu o seu espaço, agora precisa torná-lo auto sustentável. O solo não é dos melhores, porém, com o produto das composteiras é possí­vel adubar o solo e aumentar a sua produtividade", indicou Miguel Ayres, que continua: "A intervenção do Projeto Praia Limpa veio no sentido despertar para a real necessidade de separar os resí­duos e direcioná-los de forma correta".
A ação cidadã foi iniciativa do Projeto Praia Limpa e do Restaurante Cantinho do Pescador. Contou com a presença dos ativistas ambientais Paulo França, Uilson Brocca e do geógrafo Geraldo Medeiros, assim como Rose Mesquita, proprietária do Cantinho do Pescador.


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados