Torrense vence Prêmio Capes de Tese 2015 na área de Materiais

4 de dezembro de 2015

 

 

Com sua tese, Edroaldo Lummertz da Rocha (foto) obteve o diploma de doutor em 2014 – e neste ano foi agraciado com o prêmio.  

 

Por Maiara Raupp*

_______________

 

O torrense Edroaldo Lummertz da Rocha se formou em Ciência da Computação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Fez mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisando o transporte de fí´nons em geometrias fractais. Em 2010, iniciou o doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, também na UFSC. Trabalhou na interface entre Ciência dos Materiais, Ciência da Computação e Biologia para estudar a interação entre células biológicas e bio e nanomateriais. E em 2012, submeteu, como primeiro autor, um artigo cientí­fico sobre simulaçíµes de interaçíµes entre nanopartí­culas e membranas celulares – que foi publicado em 2013 na  Physical Chemistry Chemical Physics, sendo destaque na capa da revista.

 

Dispositivos inspirados na natureza

 

De janeiro a dezembro de 2013, Edroaldo permaneceu nos Estados Unidos desenvolvendo uma parte de sua pesquisa de doutorado na Universidade de Harvard (EUA), mais precisamente  no  Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering. Trata-se de uma instituição multidisciplinar e multi-institucional dedicada ao desenvolvimento de materiais e dispositivos inspirados na natureza, visando transformar a medicina e construir um mundo mais sustentável. Ali trabalhou sob orientação do professor  Donald E. Ingber, fundador e diretor do Wyss.

Uma segunda capa de revista se somou ao curriculum de Edroaldo em 2014 em consequência de sua participação, junto a pesquisadores da Universidade de Harvard e outras instituiçíµes dos Estados Unidos, num trabalho do campo da Engenharia Celular. Desta vez a distinção foi na  Cell, a prestigiada revista de Ciências da Vida.

Em setembro de 2014, Edroaldo obteve o diploma de doutor ao defender a tese intitulada Interaçíµes nanopartí­cula-células e biomaterial-células induzem mudanças globais em programas de expressão de genes, a qual foi distinguida um ano depois com o Prêmio Capes de Tese na área de Materiais. Edroaldo recebeu a notí­cia do prêmio na cidade de Rochester, nos Estados Unidos, onde trabalha em atividades cientí­ficas como bolsista de pós-doutor. a entrega dos prêmios acontecerá em 10 de dezembro, em Brasí­lia.

 

Resultado na vida das pessoas

 

O percurso cientí­fico de  Edroaldo é permeado por duas caracterí­sticas dessa área do conhecimento: a interdisciplinaridade e o impacto dos resultados na vida das pessoas. Meu interesse pela ciência surgiu da possibilidade de fazer algo importante e ajudar as pessoas de alguma forma. O interesse pela área de Materiais surgiu devido í  existência de uma classe especial de materiais, chamados nanomateriais, que poderiam ser utilizados para o desenvolvimento de novas terapias para uma variedade de doenças tais como câncer, doenças vasculares e neurodegenerativas. Não obstante, o entendimento de como nanomateriais interagem com células e tecidos biológicos é extremamente importante para o desenvolvimento de terapias seguras e efetivas, afirmou Edroaldo.

Ele citou ainda os fatores que contribuí­ram para uma pesquisa de qualidade e ainda premiada. Dedicação, disciplina, criatividade, uma boa equipe e colegas de trabalho são imprescindí­veis para progredir em qualquer área. Suporte da famí­lia é essencial, acima de tudo, garantiu ele, estimulando ainda aqueles que estão na mesma jornada. A estrada é longa então é melhor aprender a desfrutar do caminho. Ser um cientista é algo realmente gratificante com novos desafios e possibilidades todos os dias. A esperança de descobrir algo importante e fornecer uma contribuição significativa é a força motriz que norteia a minha pesquisa. O esforço nunca é em vão e sempre existe esperança onde há perseverança, concluiu Edroaldo.

 

* com informaçíµes de http://sbpmat.org.br/


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados