Nova metodologia de categorização do Ministério do Turismo coloca Torres entre as cidades com maior fluxo turístico, estabelecimentos e empregos na área. Na foto, um dos pontos turísticos de Torres, a Lagoa do Violão em seu pí´r-do-sol.
O Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros. A partir de quatro variáveis 1) de desempenho econí´mico: 2) número de empregos, 3) de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, 4) estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.
A categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, tem 51 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras. Este agrupamento concentra destinos turísticos tradicionais de nove estados brasileiros, e responde por 47% da estimativa de fluxo turístico doméstico do Brasil e 82% do internacional. E a boa notícia é que Torres é um dos 3 municípios gaúchos que aparece na Categoria A, juntamente com a cidade serrana de Gramado e Porto Alegre.
Outras importantes cidades para o turismo brasileiro e que aparecem na categoria A são: Porto Seguro (BA), Ipojuca (Porto de Galinhas/PE), Armação de Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Guarapari (ES), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR)
Mapa do Turismo Brasileiro
í‰ o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente. O mapa é atualizado periodicamente e sua última versão, de 2013, conta com 3.345 municípios, divididos em 303 regiíµes turísticas.
*Com MTur


