Torres plantaráárvores nativas para compensar emissão de Gases na festa do Réveillon

25 de dezembro de 2009

 

 

Os Gases de Efeito Estufa (GEE) são os grandes responsáveis pelas mudanças climáticas em nosso planeta, em especial pelo aquecimento global que está aumentando a quantidade e força de tempestades, provocando mudança das correntes marí­timas, degelo e elevação do ní­vel dos oceanos. Reduzir a emissão de GEE é hoje um fator imperativo para a sobrevivência humana na Terra. Pensando nisso, Torres celebrará o ano novo e o meio ambiente juntos na grande festa do Réveillon 2010.    

O efeito estufa é um fení´meno universal, crescente e até então considerado irreversí­vel. Por ser originário nas atividades humanas sobre a Terra, é conhecido como um fení´meno ligado ao gás carbí´nico (CO2), ou simplesmente, ao carbono. Em termos simplificados, neutralizar os ní­veis de carbono significa reduzir suas emissíµes de GEE e compensar as emissíµes remanescentes com programas ambientais.  

Devido a essa crescente preocupação com o meio ambiente e com as mudanças climáticas globais, Torres fará a festa do Réveillon 2010 com o tema Celebrando o Meio Ambiente em parceria com o programa Carbono Neutro. Marca desenvolvida e registrada pela Max Ambiental para identificar atividades, eventos, empreendimentos e empresas quanto í  suas atitudes de neutralização da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

 

   

Recuperação das matas ciliares

 

   

O Programa Carbono Neutro prioriza o plantio para recuperação de matas ciliares que são fundamentais para o equilí­brio ecológico. Elas protegem nascentes, rios, lagos e represas impedindo a erosão das margens e o assoreamento dos leitos, além de constituí­rem barreiras naturais contra disseminação de pragas da agricultura. Também são muito importantes para fornecer abrigo e alimento í  fauna local, formando os corredores que contribuem para conservação da biodiversidade. Durante seu crescimento absorvem e fixam o CO2 cumprindo o seu papel na compensação ambiental de emissíµes.    

A associação do Réveillon 2010 ao programa Carbono Neutro é a demonstração pública de que o evento está comprometido com o futuro sustentável do planeta. Assim, a Max Ambiental fez um levantamento das atividades selecionadas pela Prefeitura de Torres tendo como abrangência o consumo de energia elétrica, o consumo de combustí­vel fóssil e a geração de resí­duos. Para a compensação das emissíµes dessas atividades, o programa Carbono Neutro contabilizou o volume de emissíµes de 1,51 tCO2e (uma tonelada e 500 centos e um quilo de carbono equivalente).

 Estas emissíµes serão compensadas através da recuperação de matas nativas, na região do municí­pio de Torres. Serão plantadas oito árvores de espécies nativas da região, que tem a garantia em contrato de monitoramento, manutenção, reposição de mudas pelo prazo de cinco anos.

 

 


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados