ULBRA Torres inicia inventariação turística de Morrinhos do Sul
Em parceria com Prefeitura, Emater e comunidade, cursos de Turismo e Hotelaria pretendem desenvolver um roteiro turístico no local
Iniciaram as atividades de inventariação turística de Morrinhos do Sul, dando continuidade ao projeto da ULBRA Torres que objetiva organizar uma rota turística entre os municípios da encosta da serra, promovendo sua inserção no mercado turístico. A atividade extensionista é desenvolvida pelos alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da instituição, sob coordenação dos professores Lauro Matos, Vilma Aguiar e Roni Dalpiaz.
A primeira visita ao município foi em abril deste ano, quando 18 alunos estiveram no local para conhecer a sua realidade e peculiaridades. O grupo percebeu que a cidade está bastante avançada na questão de infra-estrutura, especialmente nas vias de acesso ao município e aos atrativos locais. Logo que começamos nossa pesquisa percebemos também que Morrinhos apresenta um grande potencial para o turismo de aventura. Já realiza eventos de paraglider e a tradicional Festa da Banana “ que envolve atividades deste segmento, destaca a professora Vilma.
Na semana seguinte a ida dos alunos a Morrinhos do Sul, o Prefeito Municipal Leandro Evaldt fez uma visita ao campus da ULBRA Torres, para receber um feedback do grupo, reforçar seu apoio ao projeto e colocar-se a disposição para a continuidade do trabalho.
Houve grande receptividade ao nosso grupo, especialmente por parte da Administração Pública Municipal, através do prefeito Leandro, da Emater, na pessoa do senhor José Osmar, e da comunidade, representada pelo Seu Juca, como é conhecido, ressaltou o professor Lauro Matos, que completa: as perspectivas de trabalho no local são muito boas, pois percebemos que a comunidade tem interesse no projeto e que podemos formatar um produto turístico interessante e diferenciado, valorizando as peculiaridades da região.
Trabalho complementa outros anteriores
Antes de Morrinhos do Sul, foram trabalhados os destinos turísticos de Dom Pedro de Alcântara e Morro azul, este último com a formatação do roteiro rural Vale do Paraíso, que já recebe visitantes de todo o país. Com a criação de um terceiro roteiro, em Morrinhos, o projeto se aproxima do seu objetivo maior, que é desenvolver uma rota turística envolvendo as três localidades.
O próximo passo do projeto de inventariação turística é reunir os segmentos da comunidade e as propriedades interessadas e, em parceria com estes representantes, formatar o produto turístico Morrinhos do Sul e inserí-lo no mercado.