VAMOS AO CIRCO: Que saudades do Supermercado Real.

1 de maio de 2014

 

Que saudades do Supermercado Real (FOTO).  Se tu tiveres mais de 40 anos deve lembrar-se deste mercado

 

*Por Roni Dalpiaz  

 

Os Supermercados Real, também conhecido somente por Real, foi uma rede de supermercados fundada em 1936 na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Criada e controlada pela famí­lia Joaquim Oliveira, possuí­a lojas em diversas cidades do interior gaúcho como Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Porto Alegre (sendo algumas destas sob a bandeira Kastelão) e algumas praias do litoral norte. Também possuí­a lojas nos estados do Paraná e São Paulo.

A rede foi adquirida pelo Grupo Português Sonae na década de 90. Posteriormente esse mesmo grupo adquiriu a rede de supermercados Nacional, empresa que tinha sede na cidade de Esteio e os hipermercados BIG.

Recentemente a Sonae vendeu todas suas lojas de varejo no Brasil ao grupo norte-americano Wal-Mart que agora administra as marcas Nacional, Mercadorama, Hipermercado BIG e o Maxxi Atacado, com lojas em diversas cidades brasileiras.

O Supermercado Real veio para Torres trazido por influência da SAPT e seus sócios veranistas do balneário. Um grande mercado que pudesse suprir as necessidades daqueles que viessem desfrutar os dois (ou mais) meses de verão: esse era o objetivo. Com o tempo e o aumento da população local esse objetivo modificou. Agora o mercado também tinha um público para o ano inteiro e não apenas para a alta temporada.

O Real ficava no terreno onde hoje está o Banrisul e como ali não havia espaço para crescimento ele se deslocou para próximo a Lagoa do Violão, no terreno do G.E. Torrense, e cresceu.

Faço esta retrospectiva para lembrar aos atuais proprietários que, além de objetivos econí´micos, a empresa (hoje Nacional-Wal-Mart) tem objetivos sociais e compromisso com bons serviços prestados e produtos oferecidos.

Com o tempo e as mudanças de gestão os serviços e os produtos foram piorando a cada nova temporada até chegar í  situação que está.

Sou cliente desta empresa desde os tempos do Real e assim como muitos outros clientes, perdi a paciência. Insatisfeito protesto do jeito que posso e se não consigo o mí­nimo de atenção eu troco de empresa, e deixo aos representantes torrenses do Seu Wal dez dicas para uma empresa (no caso um supermercado) perder seus clientes de acordo com a sabedoria do professor Marins (que acho ter se inspirado nesta empresa).

 

1.  Acredite que seu cliente é um "palhaço". Faça-o de palhaço, trate-o como um palhaço. Minta. Não cumpra o que prometer. Acredite que cliente sempre volta;

2.  Seja arrogante. Você e sua empresa. Lembre-se que você não precisa daquele cliente. Sua empresa é mais importante e sempre será. Se o cliente quiser comprar, que compre. Se não quiser, que procure outro;

3.  Não se preocupe com qualidade. Nem de produto, nem de serviço. Cliente não entende de qualidade. O que cliente quer é "preço";

4.  Tenha sempre os funcionários mais baratos do mercado. Essa estória de pagar bem é conversa. Empregado tem que ser tratado como merece “ sempre com um chicote na mão;

5.  Nunca treine seus funcionários ou permita o seu desenvolvimento. Se você treinar eles saem. Se forem melhores, também sairão. Nada de treinamento. Sua empresa não é escola de concorrentes;

6. Faça o seu cliente perder tempo. Acredite que ele tenha o tempo todo í  sua disposição;

7. Nunca cumpra prazos e horários. Chegue atrasado aos compromissos assumidos e não se preocupe com os prazos prometidos;

8. Fale com o cliente sem olhar para ele. Olhe para o chão, para os lados ou para qualquer lugar, menos para os olhos do cliente;

9. Não dê retorno. Se ele quiser saber, ele que ligue para você ou vá até a sua empresa. O interesse é dele;

10. Jamais sorria. Você não é palhaço para ficar dando risadinha o tempo todo. Se o cliente quer alegria, que vá ao circo!

Então, vamos ao circo!


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