Vendas í  prazo em Torres reagem e sugerem recuperação e virada perante a crise

4 de novembro de 2009

As vendas á prazo na cidade de Torres mantém a tendência de recuperação estampada em números desde do outono de 2009.

 

    Em outubro que encerrou no último final de semana foram 3.657 consultas feitas ao cadastro do SPC de Torres, uma entidade ligada ao CDL local, que assessora o comércio na obtenção de crédito, quando no mesmo mês do ano passado as mesmas consultas perfizeram 3.550 pedidos, o que gerou um aumento de 16 no movimento das vendas á prazo, consequentemente sugere um percentual parecido nas vendas do comércio e serviços em geral, comportamento mostrado em todas as estatí­sticas de vendas.

O final do ano de 2008 até março de 2009 as vendas em Torres no crediário apresentaram baixa de em torno de 20%. Mas desde abril deste ano a recuperação iniciou e agora a curva sugere aumento real de vendas em 2009 referentes a 2008.

 

Conforme afirma o diretor do SPC de Torres Marcos Valérius Santana, houve um pequeno crescimento nas consultas, o que significa uma estabilização no comércio, após vários meses abaixo do previsto. Com isto o mesmo diretor do SPC de Torres sugere que podemos acreditar que o final de ano com certeza irá recuperar qualquer perda do comércio que ficou para trás A expectativa é que Novembro e Dezembro sejam os meses de maior circulação de dinheiro no comércio, não só pelo giro do salário, mas também pelo 13 º salário, que deverá ser pago a primeira parcela já neste mês de novembro, comemora.

 

   Registros menores e cancelamentos maiores sugerem  

    volta de inadimplentes ao mercado

   

A inadimplência no comércio e nos serviços também demonstra recuperação, qual seja, o número de clientes que estão pagando as contas atrasadas e entrando no mercado é maior em 2009 do que foi em 2008. Foram 388 registros em 2009 (pessoas que não pagaram contas) contra 407 em 2008, tendo uma diminuição de 4,7%. Já os cancelamentos (pessoas que pagaram débitos atrasados e voltaram a ter crédito) em 2009 foram de 347, contra 319 em 2008, aumentando em 9% a massa de consumidores que regularam seu crediário perante o mesmo mês de outubro de 2008.

 Estes três dados: consultas maiores, pagamentos maiores e atrasos menores mostram claramente que a economia da superfí­cie da cidade se recupera e promete um final de ano bastante promissor para os comerciantes de Torres.

 

2008                                                       2009                                                     Variação                      

Consultas             3.150                     3657                 16%
Registros                  407                         388                 – 4,5%
Cancelamentos                   319                           347                       9%
Diferença                   88                         41                   ———

 

 

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados