Veneno proibido no Brasil mata cães e gatos em Torres

19 de março de 2011

Se consumido por humanos, o composto mata facilmente

   

Após haver a descoberta de quase 30 animais mortos, entre cães e gatos, presumidamente há época por envenenamento, guardiíµes da defesa dos Animais de Torres foram adiante. Fizeram uma denúncia na delegacia de Polí­cia e mandaram fazer um teste toxicológico nos corpos para averiguar a verdadeira causa da Morte dos animais.  

 Conforme informou para A FOLHA a torrense que luta pela vida e paz dos animais em Torres Taí­s Abel, o laudo dos mortos já examinados comprova que foi, sim, pela ingestão de veneno, um composto inclusive proibido de ser utilizado ou vendido no Brasil para qualquer fim, chamado vulgarmente de Chumbinho, foi a causa das mortes. Qual seja, os animais foram assassinados covardemente por algum cidadão ou cidadã aqui em Torres.  

í‰ com tristeza e sentimento de impunidade que partilho o quinto laudo do Composto 1080 desde 2006, afirmou Taí­s. . Este potente veneno, que não possui antí­doto, está dizimando cães e gatos e colocando em risco a vida humana e a qualidade das águas aqui em Torres, desabafou a lutadora dos direitos dos animais de Rua em Torres.

   

Caso anterior foi divulgado na mí­dia estadual

   

Dias 10 e 20 de março de 2009, a RBS TV fez a reportagem da denúncia da venda do veneno, o composto 1080, e da prisão do comerciante que aguarda julgamento em liberdade. Naquele ano, os casos de envenenamento cessaram drasticamente, mas agora estão voltando com força total.  

O mais recente caso foi o envenenamento em massa de mais 25 gatos e três cães da Senhora Margarida Rodrigues, uma protetora de animais, moradora do Bairro Arroio, perto da praia. Os animais não podem ser enterrados, pois o veneno fica no corpo deles por um ano, e quem se alimenta deles também morre, pois ação do 1080 vai até a sétima cadeia alimentar. A área do bairro Arroio possui, ainda, lençol freático bem superficial, o que sugere mais perigo ainda para os humanos que lá vivem.    

Conforme a mesma carta enviada para a imprensa, a senhora, dona dos animais mortos envenenados, sofre ameaças e precisa sair do local.  E existe uma escola na frente da casa dela, onde crianças estão expostas a esse veneno.

 Peço a ajuda de todos, providências devem ser tomadas. Em minha opinião já morreram pessoas aqui ví­timas deste veneno, mas como a morte é por parada cardiorrespiratória, acredito que não tenham dado a devida importância. Em Quarai, por exemplo, já morreu uma criança quando mataram vários animais por esta arma quí­mica. Uma colher de chá deste veneno pode matar 100homens encerra Taí­s.    


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados