VEREADORES ENSINANDO POLíTICA NAS ESCOLAS DE TORRES

24 de novembro de 2015

Projeto Conhecendo a Câmara dá espaço de aprendizado e debate entre vereadores e adolescentes da cidade


Projeto em ação na Escola Estadual Tietboehl  

Por Fausto Junior
________________

Já faz duas semanas que a maioria dos vereadores de Torres tem percorrido as escolas da cidade para mostrar para jovens alunos como funciona a polí­tica em municí­pios – e como os cidadãos comuns podem participar das decisíµes locais. Trata-se do Projeto Conhecendo a Câmara. Uma iniciativa do presidente da casa legislativa torrense, vereador Gibraltar ‘Gimi’ Vidal, mas que envolve todos os vereadores que querem participar de visitas ás escolas da cidade – onde conversam com jovens adolescentes, que estudam na parte final do Ensino Fundamental.

Cartilha e conhecimentos orgânicos dos poderes
Uma cartilha bastante didática (de 16 páginas) é distribuí­da nas salas de aula por um grupo de vereadores e pessoas de vários partidos. Todos podem participar, basta ir ao encontro.  O material impresso distribuí­do foi idealizado pelo mesmo vereador Gimi no ano de 2004, quando (há mais de 10 anos) também foi presidente da casa e implementou o mesmo trabalho.

A partir disto, a palavra é dada para os vereadores presentes. Cada um de sua forma, dá uma espécie de aula sobre a funcionalidade da Câmara descrita na cartilha, ou até sobre outras funçíµes legislativas. A apresentação do formato orgânico dos poderes – dividindo os deveres e direitos das autoridades entre poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário – e as responsabilidades das esferas federal, estadual e municipal também faz parte de algumas apresentaçíµes. A maior dúvida que os adolescentes apresentam é sobre o que é dever de quem na cidade. Há uma confusão entre o trabalho do poder executivo e do poder legislativo, o que tentamos explicar, afirma Gimi, idealizador do trabalho.

 

Projeto em ação na Escola Mampituba  

‘Pimenta’ nas perguntas e avanços da democracia
A FOLHA esteve presente, na última quarta-feira, dia 19, nos trabalhos do projeto realizados na Escola Municipal Mampituba e na Escola Estadual Tietboehl. Deu para notar que perguntas polí­ticas eram feitas pelos jovens adolescentes para alguns vereadores, que as respondiam com isenção, mas explicando que estas especulaçíµes fazem parte da polí­tica. O vereador Alessandro e o vereador Marcos assim o fizeram na escola Tietboehl, quando de perguntas sobre corrupção.

Já na escola Mampituba, foi bonito de ver o discurso do vereador Machado (PT) sobre os avanços da democracia no paí­s e a reação dos jovens sobre sua fala.
 Tenho 72 anos e já dei aula na década de 1970, em épocas de regime fechado, explicou Machado. "E por ser negro fui trancado pelos pais de alunos numa escola em Nova Petrópolis, por eles não quererem que seus filhos tivessem aula com um professor negro, desabafou, sem deixar de comemorar conquistas dos negros no Brasil. Hoje temos direitos e leis avançadas nos protegem destes preconceitos, mesmo infelizmente eles ainda existindo, afirmou o vereador, encerrando.


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados