Vigilãncia Sanitária apreende meia tonelada de carne
Carne mal refrigerada pode transmitir doenças aos consumidores
A Vigilância Sanitária de Torres, em uma ação de rotina no Município, apreendeu meia tonelada (500 kg) de carne bovina clandestina na última semana. A carne encontrava-se na câmara fria de um mercado sem as mínimas condiçíµes higiênico-sanitárias e armazenada í temperatura de 16 ºC, mais que o dobro permitido, que é 7 ºC.
A VISA (Vigilância Sanitária) informa que ao encontrar no comércio produtos alimentares sem procedência comprovada, a mercadoria será apreendida e inutilizada, e estabelecimento comercial autuado. A mesma vigilância lembra que o comércio de produtos clandestinos, além de uma infração sanitária, é um crime contra a saúde do consumidor e punido com reclusão.
O consumo de produtos de origem animal sem inspeção sanitária, manipulados e conservados de maneira inadequada, traz sérios riscos í saúde, pois é rápido e progressivo o crescimento de microorganismos infecciosos e toxigênicos quando os alimentos são mantidos í temperatura inferior a 7 °C. Os organismos que contaminam podem ocasionar infecçíµes alimentares e alguns casos complicaçíµes maiores. São riscos de contrair as chamadas zoonoses, doenças transmitidas pelos animais ao homem através do consumo de produtos de origem animal sem inspeção sanitária adequada, sendo as mais conhecidas: Brucelose, Tuberculose e Cisticercose.
Diante desse quadro, a equipe de profissionais da Vigilância Sanitária alerta os consumidores para os cuidados na hora da compra, considerando como principal exigir do comerciante a procedência dos produtos na hora da compra.