Nova edição de limpeza voluntária no World Clean Up Day realizada em Torres

Neste sábado (20 de setembro) o Projeto Praia Limpa Torres - em Parceria com o Grupo de Escoteiro do Mar Ilha dos Lobos (GEMAR) e Projeto Bombeiros Mirins de Torres - realizaram ações alusivas aos Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up).

21 de setembro de 2025

Em 2025 o Projeto Praia Limpa Torres – em Parceria com o Grupo de Escoteiro do Mar Ilha dos Lobos (GEMAR) e Projeto Bombeiros Mirins de Torres – realizaram ações alusivas aos Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up).

Nesta sábado (dia 20 de setembro), foram realizadas limpezas simultâneas na Praia da Cal e na Lagoa do Violão (localizada no Centro de Torres). Durante as ações foram repassadas aos voluntários informações sobre as peculiaridades daqueles ecossistemas naturais, além da necessidade de preservarmos o meio ambiente livre do impacto dos resíduos.

Anúncio 1

Na ação de limpeza, em sua maioria, foram recolhidos pelos voluntários resíduos plásticos descartáveis (canudos, copos e embalagens), bitucas de cigarro (com teor altamente poluente) e resíduos inusitados –  inclusive relacionado ao DIA DO GAÚCHO (20 de setembro) como um espeto de churrasco coletados nas dunas da Praia da Cal.

📍Praia da Cal: 37kg de resíduos coletados com destaque para plásticos descartáveis e resíduos inusitados como 01 espeto de churrasco, 01 óculos, calçados, dentre outros!

Anúncio Slider Meio

📍Lagoa do Violão: 45kg de resíduos com destaque para sacolas e embalagens plásticas, bitucas de cigarro e alguns resíduos inusitados, como um sofá abandonado nas margens da lagoa!

 

Segundo Alexis Sanson, Coordenador do Projeto Praia Limpa Torres – que chega em 2025 em sua 12ª edição do World Clean Up Day em Torres – é “importante seguirmos conscientizando e agindo em prol do meio ambiente, e nossa responsabilidade é maior ainda frente as tragédias climáticas que nosso Estado vem sofrendo: com enchentes, tempestades e secas cada vez mais recorrentes, tirando vidas humanas e afetando nossa economia, dentre outros impactos negativos”.

Sanson complementa indicando que precisamos seguir cobrando políticas públicas que protejam nosso meio ambiente, com especial atenção ao sistema de gestão de resíduos urbanos, uso de energias limpas, mobilidade urbana e planos diretores sustentáveis. “Em pleno 2025 é inadmissível ainda nos depararmos com diversas situações como encontrarmos tamanha quantidade de lixo (resíduos) em locais com importância ambiental e turística com praias e a Lagoa do Violão em Torres.”

FOTOS por Mar Pedro Abreu

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados